TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomoleculas

Trabalho Universitário: Biomoleculas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  2.546 Visualizações

Página 1 de 7

Biomoléculas

são compostos químicos sintetizados por seres vivos, e que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. São, na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97,5% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto) (Nitrogênio). Ou seja, são as vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas etc.O elemento principal é o carbono pois é capaz de formar quatro ligações.

Em percentagem do peso seco da célula temos: Carbono 50 a 60%; Oxigênio 25 a 30%; Nitrogênio 08 a 10%; Hidrogênio 03 a 05 %

Muitas biomoléculas são assimétricas, ou seja, possuem centros quirais, átomos de carbono com quatro ligantes diferentes.

Água: principal biomolécula, responsável por 70% do peso total de uma célula. As Macromoléculas: são biomoléculas de alto peso molecular, muito grandes e quase sempre de estrutura química e espacial muito complexas.

A água além de ser o principal constituinte da célula, desempenha um papel fundamental na definição de suas estruturas e funções; É o fator primário de definição das complexas estruturas espaciais das macromoléculas;

Muitas vezes a estrutura ou a função de uma biomolécula depende de suas características de afinidade com a água, a saber: moléculas hidrofílicas, hidrofóbicas anfipáticas. A água é o meio ideal para a maioria das reações bioquímicas. São sempre formadas a partir de "unidades fundamentais", moléculas menores e muito mais simples que funcionam como matéria prima para a construção das macromoléculas;

As proteínas: Constituem a maior fração da matéria viva; são as macromoléculas mais complexas; possuem inúmeras funções na célula;

Os ácidos nucléicos: São as maiores macromoléculas da célula; são os responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética;

Os carboidratos: são os principais combustíveis celulares; possuem também função estrutural e participam dos processos de reconhecimento celular;

Os lipídios: Formam nossa principal fonte de armazenamento de energia assim como desempenham importante função na estrutura das membranas biológicas; são biomoléculas hidrofóbicas.

Funçoes

Biomoléculas são as moléculas que podem ser sintetizadas pelos seres vivos.

São os carboidratos (formados por carbono, oxigenio e hidrogenio), que tem por função constituir as paredes celulares de células (quitina e celulose), e fornecer energia aos seres vivos (glicose).

São os lipídios (formados por carbono, hidrogenio, oxigenio, e muitas vezes tambem possuem em suas cadeias fósforo, nitrogenio, enxofre), a fução dos lipídios é formar as membranas plasmáticas das células (fosfolipidios), fornecer energia (mais que os carboidratos), e também formar vitaminas e hormônios essenciais para os seres vivos.

Proteínas (também formadas por oxigenio, hidrogenio e carbono, nitrogenio, e muitas possuem enxofre), são importantes pois formam as enzimas, e ajudam organismos na produção de outras biomoleculas como carboidratos e lipidios.

Acidos Nucleicos (formados por carbono, hdrogenio, oxigenio, nitrogenio e fosforo), compõem o DNA dos seres vivos.

Glicidios

Os glicídios também conhecidos como açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono, são substâncias orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando se fala em açúcar lembramos imediatamente do sabor doce, mas nem todos os glicídios são adocicados. Por isso, os cientistas preferem usar o termo glicídio em lugar de açúcar, para evitarem mal entendidos.

Os glicídios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos. O mel, por exemplo, contém o glicídio glicose; da cana é extraída a sacarose, muito utilizada em nosso dia-a-dia; o leite contém o açúcar lactose; e frutos adocicados contêm frutose e glicose, entre outros tipos de glicídios.

Tipos de glicídios e suas funções:

Monossacarídeos – Os glicídios mais simples são os monossacarídeos que apresentam entre 3 e 7 carbonos na molécula e cuja fórmula geral é Cn(H2O)n . Nessa fórmula, n representa um número entre 3 e 7.

Os nomes dos monossacarídeos são dados de acordo com o número de átomos de carbono na molécula:

Trioses – 3 carbonos

Tetroses – 4 carbonos

Pentose - 5 carbonos Ex. ribose, desoxirribose

Hexoses – 6 carbonos Ex. frutose, galactose e frutose

Heptoses – 7 carbonos

Dissacarídeos – são moléculas formadas pela união de dois monossacarídeos. A sacarose (C12H22O11), o principal açúcar presente na cana-de-açúcar, é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. Outro exemplo, é a lactose, o açúcar do leite, constituído pela união de glicose e galactose; maltose, glicose + glicose.

Polissacarídeos – são formados pela ligação entre centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos.

Amido – é uma substância característica das plantas e das algas. Suas moléculas são formadas pela reunião de milhares de moléculas de glicose. Em momento de abundância de moléculas de glicose as plantas fabricam amido.. Em momentos de necessidade, o amido é quebrado, transformando-o em glicose usado como fonte de energia e de matéria – prima para as células.

Os animais fabricam o polissacarídeo glicogênio, cuja função é semelhante à do amido para as plantas. Depois de uma refeição rica em glicídios, as células de nosso fígado absorvem moléculas de glicose do sangue, unindo-as para formar moléculas de glicogênio, bastante semelhantes às moléculas de amido.

Quando a taxa de glicose no sangue reduz, nos períodos entre as refeições, as células do fígado quebram o glicogênio, convertendo-o em moléculas de glicose. Estas são lançadas no sangue e chegam a todas as células do corpo. O glicogênio armazenado no fígado, portanto, representa uma forma de guardar energia para os momentos de necessidade.

Celulose-Encontrada principalmente nas plantas, onde participa da constituição da parede celular.

Quitina – Suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com