Biotecnologia Celular
Trabalho Escolar: Biotecnologia Celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moseliromana • 29/5/2014 • 634 Palavras (3 Páginas) • 325 Visualizações
Biotecnologia - Biossegurança
A Biossegurança é surgiu no século XX, voltada para o controle e minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países por um conjunto de leis, procedimentos ou diretrizes específicas.
No Brasil, a Lei 8974 de Janeiro de 1995 - Lei de Biossegurança estabelece as diretrizes para o controle das atividades e produtos originados pela tecnologia do DNA recombinante.
A legislação de Biossegurança engloba apenas a tecnologia de Engenharia Genética — que é a tecnologia do DNA ou RNA recombinante — estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), para permitir o desenvolvimento sustentado da Biotecnologia moderna.
O órgão brasileiro responsável pelo controle das tecnologias de OGMs é a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança).
A CTNBio é responsável pelas emissões de pareceres técnicos sobre qualquer liberação de OGMs no meio ambiente e pelo acompanhamento, desenvolvimento e o progresso técnico e científico na Biossegurança e áreas afins, com o objetivo de promover uma segurança aos consumidores e à população em geral, com permanente cuidado e proteção ambiental.
Biotecnologia - Biossensores
ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas
Biobulb - "lâmpada de bactérias" Um biossensor é um dispositivo no qual se incorpora uma substância (ex.: uma enzima, um anticorpo, uma proteína, DNA, etc.) para poder medir de modo seletivo determinadas substâncias.
Este dispositivo é capaz de interpretar as mudanças químicas produzidas em presença do composto biológico, originando um sinal eletrônico capaz de ser interpretado em poucos minutos. Uma vantagem dos biosensores é que copiam os sistemas biológicos: eles não medem a substância A, mas sim medem toda substância que possa produzir um determinado efeito X. O conceito é o monitoramento do efeito, e não o da substância química.
As aplicações desta nova tecnologia encontram-se nas áreas de saúde, de alimentos e no controle do meio ambiente.
O exemplo mais conhecido e bem-sucedido de um biosensor é a medida da glicose no sangue de pacientes diabéticos.
Trata-se de um dispositivo menor do que um telefone celular, cujo elemento de reconhecimento é a enzima glicose oxidase. O paciente coloca uma gota de seu sangue sobre as tiras descartáveis e, em poucos segundos, a leitura é feita e reconhece qual é a glicemia do paciente.
Biotecnologia - Células-tronco
ícone saiba mais com conteúdo sobre aplicações biotecnológicas em diversas áreas
Novas Tecnologias
na Genética Humana:
Avanços e Impactos
para a Saúde
As células-tronco são células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo
...