Bioterrorismo e facilidade de acesso à biotecnologia e sua contribuição
Artigo: Bioterrorismo e facilidade de acesso à biotecnologia e sua contribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: airtonbarcellos • 1/7/2014 • Artigo • 732 Palavras (3 Páginas) • 501 Visualizações
Data: 26/06/14 - Ficha de Leitura
Artigo: Bioterrorismo e a facilidade de acesso à biotecnologia e seus insumos
Ficha de leitura:
1 – Leitura diagonal do artigo.
Tema Geral do Artigo: Biotecnologia Genômica
2 – Resumo:
- O propósito ou razão do estudo (por que os autores o fizeram). Contextualizar a biotecnologia genômica no cenário de armas biológicas. - Metodologia
1. Pesquisa na literatura todos os insumos necessários para a construção de bactérias recombinantes, como reagentes e equipamentos.
2. Pesquisa na internet sobre empresas que comercializam esses insumos e equipamentos e a disponibilidade de entrega imediata a qualquer endereço, mesmo que a compra seja feita por pessoa física.
- Resultados (o que os autores encontraram).
Os equipamentos e insumos necessários estão disponíveis para remessa por empresas de entregas de encomendas experessas, de forma impessoal, ou seja sem contato entre fornecedor e cliente. US$350,000.00 é o suficiente para montar um laboratório com itens básicos para fazer clonagem gênica.
- Conclusão (o que os resultados significam).
Existe um iminente risco de bioterrorismo. Essa poderia ser a resposta de grupos étnicos ou religiosos, subjugados pelo poder econômico das nações industrializadas.
3 – Introdução
-O que se sabe sobre o assunto?
- O fundamentalismo, para efeito deste estudo, desenvolveu-se nos EUA entre 1870 e 1925. O grupo Al-Qaeda revela que o fundamentalismo tem caráter global. Não está associado apenas ao fanatismo religioso. Todos os sistemas que se apresentam como detentores de uma verdade absoluta e portadores de solução única para problemas devem ser considerados fundamentalistas. É da natureza humana, desde os primórdios, associar-se em grupos, aumentando a possibilidade de atingir objetivos individuais com sucesso. As principais conquistas da humanidade foram feitas mediante colizão de indivíduos com habilidades específicas. A biotecnologia genômica traz traz perspectiva de aumento da produção de alimentos e energia, assim como de terapias mais eficientes para doenças como câncer, entre outras. A tecnologia para codificação de genes tóxicos está disponível a todos. Inseridos em plasmídeos bacterianos, representam um grande perigo para a humanidade. Os insumos para a clonagem de genes também estão disponíveis na internet e pode ser comprados por catálogos. Esses artefatos podem ser facilmente transportados e disseminados, podendo ser transmitidos de pessoa a pessoa, causando alta mortalidade, provocando pânico na s populações. Já tivemos episódios de contaminação por Antrax, os EUA, após o ataque às Torres Gêmeas.
-O quer ainda não se sabe?
Ainda não se pode afirmar como e por que os grupos fundamentalistas surgem e qual o seu futuro para a sociedade. Dado o caráter de anonimato nunca se sabe quando e onde haverão novos atentados.
-Que questão os autores perguntaram e responderam?
...