TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CANYON Guartelá

Tese: CANYON Guartelá. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

CANYON GUARTELÁ

O Canyon é produto das movimentações geológicas do planeta, um Canyon se forma, basicamente, porque a erosão vertical é superior à horizontal formando uma espécie de vale profundo, escavado por rios e cercados por paredes abruptas.

O termo Cânion foi emprestado do espanhol do México e da faixa do Pacífico incorporada aos Estados Unidos. No Brasil, usa-se também o termo "canhão".

ORIGEM DO NOME

Guartelá pertence a um bairro de Tibagi. O cânion na verdade deveria se chamar "Cânion do rio Iapó", uma vez que é cortado por este rio. Como sua maior parte está no bairro, acabou recebendo o nome de Guartelá.

A origem do nome ainda hoje é incerta. A versão mais aceita pelos pesquisadores narra um ataque dos índios à região. O local era povoado por gado descendente das criações trazidas de Portugal por Martim Afonso de Souza.

Com o gado chegaram vários criadores, que ergueram suas casas. Os novos habitantes não sabiam que os índios costumavam caçar na região durante o verão. A estação chegou e os índios se surpreenderam com a quantidade de gado - que para eles se tratavam de bichos selvagens como veado ou paca. Como os nativos acreditavam que os animais pertenciam a que os caçasse resolveram levar o gado mesmo com a resistência dos criadores. Organizou-se então um grande ataque.

Um fazendeiro resolveu avisar o vizinho, mandando um recado para outro através de um escravo. "Guarda-te lá que aqui bem fico", o recado chegou como Guartelá aqui Benfica, dando origem ao Guartelá e a Fazenda Benfica, localizada à margem esquerda do rio Tibagi.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

O Guartelá pertence à região dos Campos Gerais, primitivamente chamado Campos de São João ou Passagem de São João. Situado entre os rios Iapó e Tibagi até alcançar a região do Rio Pitangui.

Está encravada na escarpa que separa o primeiro do segundo planalto paranaense, na região denominada "escarpa devoniana".O Guartelá tem 40 Km de extensão aproximadamente, abertura máxima de um quilômetro e as escarpas tem entre 100 e 130 metros de abertura, sendo considerado o 6º maior Canyon do mundo em extensão e o 1º do Brasil.

Quanto à temperatura da região, ela varia entre 17° (mínima) e 30º (máxima) no verão, e 5° (mínima) e 22° (máxima) no inverno.

Segundo alguns pesquisadores, há quase 400 milhões de anos, a região foi coberta por uma geleira e depois se transformou num antigo oceano. Para outros, a formação do Canyon foi pluvial e não marina. Nenhuma das duas formações são confirmadas cientificamente.

FAUNA E FLORA

Nas áreas de altitude, a vegetação se caracteriza por campos nativos ou estepe de gramíneas baixas, consideradas as formações florísticas mais antigas do estado. Biólogos já encontraram na região espécies de plantas só vistas em lugares distintos: samambaias e xaxins típicos da mata atlântica, cactos encontrados na caatinga e imbira e Cambuí que foram à vegetação de banhados. No Guartelá está ainda a área de serrado mais ao sul do continente, característica própria da região Centro-Oeste do Brasil. Entre as principais espécies estão a Araucária, o pessegueiro-bravo, o angico, a copaíba, o barbatimão, o marmeleiro, o ipê amarelo, o cedro e a erva-mate. Tem ainda orquídeas, bromélias, cactos, a carqueja, o jerivá e o xaxim.

A diversidade de fauna também é muito grande, mas há ainda locais completamente virgens que escondem muitos animais. Há quem diga que já viu macaco, onça, lontra, veado, etc. Tudo isso num mesmo ecossistema. Mas os animais mais encontrados são os bugios, a jaguatirica, o veado, o urubu-rei, o gavião pombo, a seriema, a paca, a capivara, o lagarto, a jararaca, tamanduás-mirins, tatus.

TABELA GEOLOGICA

ERA PERÍODO ÉPOCA IDADE CARACTERÍSTICAS

Cenozóico

Quaternário

Holoceno 10.000 "Era do Homem". O homem torna-se a forma de vida dominante sobre a Terra. Estabilização do clima.

Pleistoceno 1.750.000 Glaciações mais recentes. Domínio dos mamíferos de grande porte. Evolução do homo sapiens

Terciário

Plioceno 5.300.000 Avanço das geleiras. A vegetação é dominada pelos campos e savanas. Aparecimento de mamíferos ruminantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com