CAPS SAUDE MENTAL
Artigos Científicos: CAPS SAUDE MENTAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pathy_Chrys • 3/6/2014 • 1.701 Palavras (7 Páginas) • 995 Visualizações
RESUMO
Pesquisa comparativa sobre o tratamento de pacientes com transtornos mentais antes da reforma psiquiátrica no Brasil e nos dias atuais com a criação do centro de atenção psicossocial, e também o papel da enfermagem antes e depois da reforma psiquiátrica.
Descritores: Saúde Mental, Centro de Atenção Psicossocial, enfermagem psiquiátrica.
ABSTRACT
Comparative research about a treatment of patients with mental disorders before the psychiatric reform in Brazil and also currently after the creation of psychosocial care center and the nursing formerly and now as well.
Descriptors: Mental, Psychosocial Care Center, Psychiatric Nursing Health.
LISTA DE ABREVIATURAS
SUS - Sistema Único de Saúde.
ABRATA - Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos.
CAPS - Centros de Atenção Psicossocial
SUMÁRIO
Introdução 07
Objetivo 08
Metodologia 09
O que é saúde mental 10
Reforma psiquiatrica no Brasil 11
O que é o SUS 12
O que é o CAPS 13
Tipos de CAPS 13
A enfermagem na sociedade moderna 14
O enfermeiro na saúde mental 15
Conclusões finais 16
Referencias Bibliográficas 17
INTRODUÇÃO
A assistência e o cuidado psiquiátrico no Brasil até a década de 70 pode ser definido como frio e desumano.
No final da década de 70 surgem movimentos que procuram denunciar tal situação, na esperança de melhor qualidade de assistência à saúde mental.
A reforma psiquiátrica brasileira teve seu inicio na concepção de desinstitucionalização dos Estados Unidos e da Itália e atualmente é discutida como parte das políticas de saúde.
A reforma teve como finalidade a substituição dos aparatos manicomiais pelos serviços comunitários e normalizar as internações involuntárias.
OBJETIVO
Este artigo trata-se de um estudo descritivo cujo objetivo foi analisar as mudanças no setor de psiquiatria e o papel da enfermagem antes reforma psiquiátrica e depois da fundação do centro de atenção psicossocial.
METODOLOGIA
A fim de responder o objetivo proposto, realizou-se uma interpretação de diferentes artigos através da busca por uma base de dados: SciELO (Scientific Eletronic Library Online). No período de março a junho de 2014.
Também foram utilizados sites de setores governamentais como o: ministério da saúde e a secretaria da saúde do Paraná.
O QUE É SAÚDE MENTAL?
Segundo a Organização Mundial de Saúde não existe significado "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para caracterizar o nível de qualidade de vida emocional ou cognitiva. A saúde Mental pode abrange a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Considera-se, no entanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a falta de transtornos mentais.
Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental:
1. Atitudes positivas em relação a si próprio
2. Crescimento, desenvolvimento e auto realização
3. Integração e resposta emocional
4. Autonomia e autodeterminação
5. Percepção apurada da realidade
6. Domínio ambiental e competência social;
A REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL
Segundo Oliveira (2003) ao abordarmos a Reforma Psiquiátrica Brasileira, destacamos a necessidade de compreender esse processo histórico de organização da assistência psiquiátrica a partir de suas determinações gerais específicas no cenário nacional.
No final dos anos 1970 e inicio de 1980, período marcado pelo final da ditadura, falência do “milagre econômico”, suspensão da censura, reorganização da sociedade através do ressurgimento dos sindicatos, partidos
...