TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CD4 E CD8 são Marcadores Protéicos De Linfócitos T

Monografias: CD4 E CD8 são Marcadores Protéicos De Linfócitos T. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

CD4 e CD8 são marcadores protéicos de linfócitos T (os que são maturados no timo nos primeiros anos de vida). Os linfócitos CD4 também são denominados linfócitos auxiliadores (linfócitos T helpper), como seu próprio nome diz, auxiliam na resposta imunológica, favorecendo a adesão com o MHC e fazendo a transdução de sinais. Os linfócitos T com o marcador CD8 possui uma atividade citotóxica.

Barreiras inatas

1. Fatores mecânicos

As superfícies epiteliais formam uma barreira física que é muito impermeável à maioria dos agentes infecciosos. Dessa forma, a pele age como nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores. A descamação do epitélio da pele também ajuda a remover bactéria e outros agentes infecciosos que aderiram às superfícies epiteliais. Movimentos devido aos cílios e à peristalse ajuda a manter as vias aéreas e o trato gastrointestinal livres de organismos. O fluir das lágrimas e saliva ajuda a prevenir infecção nos olhos e na boca. O efeito pegajoso do muco que cobre o trato respiratório e gastrointestinal ajuda a proteger os pulmões e o sistema digestivo contra as infecções.

2. Fatores químicos

Os ácidos graxos no suor inibem o crescimento de bactéria. Lisozima e fosfolipase encontrados na lágrima, saliva e secreção nasal podem destruir a parede celular da bactéria e desestabilizar as membranas bacterianas. O baixo pH do suor e da secreção gástrica previnem o crescimento de bactéria. Defensinas (proteínas de baixo peso molecular) encontradas nos pulmões e no trato gastrointestinal têm atividade antimicrobiana. Agentes surfactantes nos pulmões agem como opsoninas (substâncias que promovem fagocitose de partículas pelas células fagocitárias).

3. Fatores biológicos

A flora normal da pele e no trato gastrointestinal pode prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com