CONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICOCONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICO
Artigo: CONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICOCONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 060692 • 17/9/2013 • Artigo • 359 Palavras (2 Páginas) • 567 Visualizações
CONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICOCONSTIUIÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICO
Os artigos científicos constituem a unidade de informação do periódico científico. Por meio deles, as informações do autor são transformadas em conhecimento científico, que é de domínio público. Se o artigo é divulgado adequadamente,ele poderá ser lido,citado e utilizado por profissionais de saúde nas suas atividades diárias. Por divulgação adequada entenda-se aquela efetuada em periódico científico que adota o procedimento de revisão por pares.
O Conselho Editorial da revista Epidemiologia e Serviços de Saúde adota a revisão por pares na avaliação dos artigos que lhe são submetidos para publicação sendo, portanto, um veículo apropriado para publicar trabalhos científicos. Dessa maneira, tem-se alta probabilidade de alcançar a audiência acertada, se o tema for adequado para ser publicado na Revista.
Há vários tipos de artigo científico. O autor se limita a abordar os artigos originais (scientific article ou paper em inglês). São os que contêm o relato, em primeira mão, dos resultados de uma pesquisa.
O texto de um artigo científico original é geralmente dividido em quatro seções com os seguintes títulos:
• Introdução
• Métodos (Método, Material e métodos ou Metodologia)
• Resultados
• Discussão
Semelhante estruturação, dita IMRD, predomina na área biomédica e em muitos campos do conhecimento.
Em um estudo no qual foram analisados quatro dos principais periódicos de clínica médica publicados no idioma
Inglês, Sollaci e Pereira relatam que a estrutura IMRD começou a ser usada na década de 1940.2
Na década de 1970, atingiu 80,0% e, na de 1980, foi o único padrão adotado nos documentos originais.
Inicialmente, apresentam-se as informações que justifiquem a pesquisa, acompanhadas do objetivo do trabalho. Esse material está confinado à seção introdutória do artigo.
Indica-se, na seção sobre método, como o estudo foi delineado e a amostra selecionada, qual a forma de coleta de dados, qual análise foi planejada para alcançar o objetivo da pesquisa e quais aspectos éticos foram envolvidos. São mostrados, em seguida, na seção de resultados, os achados da investigação acompanhados, se aplicável, da respectiva análise estatística.
O relato termina na seção de discussão, com a interpretação e os comentários sobre o significado dos resultados, a comparação com outros achados de pesquisas sobre o assunto e as conclusões a que chegaram os autores,
...