Características Do Sangue
Artigos Científicos: Características Do Sangue. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniellziin • 9/3/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 684 Visualizações
• Características do sangue:
O Tecido é um tecido Conjuntivo especializado, constituído pelo Plasma no qual estão suspensos os elementos figurados, representados por Hemácias, Plaquetas e Leucócitos.
Plasma - é um líquido amarelado formado por 90% de água, 9% de proteínas, sendo 1 % restante de sais, nutrientes e gases. As mais importantes proteínas no sangue são:
* Hemoglobina – especializada no transporte de oxigênio para os tecidos, encontra-se nas Hemácias.
* Gamaglobulina – constitui os anticorpos, atuando na defesa imunológica.
* Fibrinogênio – atua no processo de coagulação do sangue.
* Albumina – responsável pelo controle da pressão osmótica do sangue.
Elementos figurativos
Hemácias - conhecidas como Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos, tem a forma de um disco bicôncavo, são células sem Núcleo e organelas, devido à isso tem baixo metabolismo e vida curta (120 dias). As hemácias mortas são destruídas no baço, medula óssea e fígado.
Leucócitos – também chamados de Glóbulos brancos, defendem o corpo contra substâncias estranhas. São classificados em Granulócitos (Neutrófilos que são a primeira linha de defesa contra bactérias, Eosinófilos que atuam em processos alérgicos, Basófilos que liberam histamina em processos inflamatórios) e Agranulócitos (Leucócitos que produzem anticorpos e Monócitos que atuam na fagocitose).
Plaquetas - pequenos fragmentos celulares, anucleados e derivados de células da medula óssea vermelha. Atuam no processo de coagulação.
• Coagulação do sangue:
Coagulação é uma defesa do organismo contra hemorragias, na qual o sangue fora do corpo forma um coágulo deixando de ser líquido. Quando um vaso sanguíneo se rompe, o cérebro logo deixa a coagulação e “manda” os glóbulos brancos agirem. Os glóbulos brancos fabricam anticorpos que se junta com o cálcio e a vitamina K, formando uma rede que se chama fibrina.
Essa fibrina não deixa que os glóbulos vermelhos, nem os glóbulos brancos, nem a plaqueta ultrapassem essa barreira. Que chamamos de “casquinha”, é aquela pelinha seca. Quando arrancamos essa pelinha, começa a sangrar novamente, pois arrancamos não só a pelinha, mas também a barreira, ou seja, a fibrina. Voltando a sangrar, esse processo volta a se repetir todo novamente.
...