Celula
Casos: Celula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guhh2222 • 27/9/2012 • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 1.302 Visualizações
Citologia - Aula 1
Entendendo o funcionamento da célula.
Neste capítulo você vai aprender o funcionamento básico de uma célula, adquirindo base para avançar nos conhecimentos.
Começando a entender como funciona a célula
A célula pode ser comparada, de maneira bem simples, com uma fábrica. Através das portas da fábrica chega o material que será usado para a fabricação de seus produtos, esse processo requer o emprego de energia e funcionários devidamente preparados para sua função específica.
Contudo para que haja um bom funcionamento da fábrica é necessário um corpo administrativo, responsável por organizar o trabalho de cada funcionário e pelo contato com o mundo exterior.
Tudo isso ocorre no interior da fábrica, que é delimitada por seus muros. De maneira semelhante encontraremos a vida celular. Delimitada por uma membrana (membrana plasmática), responsável por separar o conteúdo interno da célula do meio externo, encontraremos os organóides(espécie de funcionários com atividades específicas), e o núcleo, que funciona como o corpo administrativo mantendo o bom funcionamento da célula e administrando o contato com o meio exterior. Veja abaixo um exemplo de uma célula animal.
Citologia - Aula 2
Conhecendo a membrana plasmática
Neste capítulo você vai conhecer a membrana plasmática, suas funções e estrutura.
A membrana plasmática é uma estrura celular de grande importância. Ela é responsável não apenas por determinar os limites de uma célula, mas também, porque regula a entrada e saída de substâncias da mesma.
Basicamente a membrana plasmática é constituída de moléculas de proteína e lipídios, segundo o modelo mais aceito hoje em dia (Modelo do Mosaico Fluido de Singer e Nicholson).
É a membrana plasmática responsável pelos processos de transporte de substâncias. (que estudaremos em outra aula) Esse controle só é possível pois a membrana plasmática possui uma característica denominada permeabilidade seletiva.
Veja abaixo uma ilustração desta estrutura
Na imagem observamos a dupla camada lipídica com moléculas de proteína anexas, destas expande-se estruturas que lembram uma "árvore" , na verdade trata-se de uma estrutura envolvida em processos de reconhecimento de estruturas estranhas, denominado glicocálix.
Citologia - Aula 3
Conhecendo as organelas celulares
Neste capítulo você vai conhecer as estruturas de uma célula animal, suas funções e características.
A organela nada mais é, que uma estrutura com características e funções específicas. Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas, são elas:
- Ribossomo;
- Mitocôndria;
- Complexo de Golgi ou sistema golgiense;
- Centríolos;
- Lisossomo;
- Retículo endoplasmático liso;
- Retículo endoplasmático rugoso;
Veja abaixo uma ilustração destas estruturas
Ribossomo Mitocôndria Complexo de Golgi
Centríolo Lisossomo Retículo endoplasmático liso Retículo endoplasmático rugoso
Veja abaixo as funções de cada organela
ORGANELA FUNÇÃO PRINCIPAL
Ribossomo É o responsável pela síntese de proteínas.
Mitocôndria Responsável pela respiração celular.
Complexo de Golgi Armazena e secreta substâncias diversas.
Centríolo Atua na divisão celular.
Lisossomo Atua na digestão intracelular.
Retículo End. Liso Transporte de substâncias e produção de esteróides.
Retículo End. Rugoso Transporte de substâncias e síntese de proteínas.
Citologia - Aula 4
Processos de transporte de substâncias
Neste capítulo você vai conhecer os mecanismos pelos quais diversas substâncias entram e saem da célula.
São vários os meios pelos quais substâncias entram e saem da célula. Basicamente podemos dividir os processos em dois grupos.
Processos físicos Processos biológicos
São exemplos de processos físicos:
- Difusão;
- Osmose.
São exemplos de processos biológicos:
- Transporte ativo;
- Fagocitose;
- Pinicitose.
A principal característica de diferenciação dos grupos é o envolvimento, ou não, do gasto de energia (ATP). Os processos Físicos não consomem ATP, contudo processos biológicos necessitam de ATP para que ocorram.
O motivo de tal diferença está no sentido em que o transporte se faz. Quando falamos em osmose, processo físico, que nada mais é do que um caso particular de difusão, devemos entender que este não consome energia, pois se dá no sentido do meio mais concentrado para o menos concentrado (podemos aqui exemplificar com a fumaça do cigarro, que tende a se expandir de sua área de maior concentração para espaços de menor concentração).
Contudo os processos biológicos tendem a inverter o fluxo, ou seja, as moléculas migram contra o gradiente de concentração, passando de áreas de pequena concentração para áreas de maior concentração. (aqui podemos
...