Celula Eucarionte
Casos: Celula Eucarionte. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabianofbmo • 17/2/2014 • 849 Palavras (4 Páginas) • 500 Visualizações
Membrana celular/plasmática – barreira delimitadora da célula e do citoplasma separando os meios externo e interior. É importante na protecção, recepção de informação e nas trocas de sais e água com o meio. É constituída por lipoproteínas (fosfolípidos, colesterol e glicolípidos).
. Citoplasma – massa semifluida, homogénea e refrigerante.
. Plastos: cloroplastos, amidoplastos, cromoplastos, leucoplastos – os primeiros contém pigmentos para realizar a fotossíntese (clorofilas). Os segundos acumulam amido (raízes, caules, sementes e frutos). Os terceiros segregam grânulos ao agulhas de licopénio (vermelho). Por último os leucoplastos de que também fazem parte os amiloplastos, tem lípidos e prótidos. Este tipo de organitos só existem em células vegetais).
. Mitocôndrias – É a central energética da célula, pois é onde é produzido o A. T. P. .
. Complexo de Golgi – Responsável pela secreção celular e também participa na síntese de proteínas.
. Centrossoma – No seu centro existem um ou dois grânulos denominados centríolos. É dentro destes grânulos onde se dão fenómenos relacionados com divisão celular. Não existem nas plantas superiores com flor.
. Vacúolos – Contém água e substâncias nela dissolvidas, absorvidas pela célula. A sua grande função é reserva de água. Muitas vezes, com o avanço da idade da célula, os vacúolos agregam-se num só, dando origem a um grande vacúolo onde os outros organitos da célula se “abrigam” numa pequena zona da célula.
. Núcleo – Está contido dentro de uma membrana – a membrana nuclear. É este organelo que controla o conjunto das actividades celulares pois é aqui que se encontra o D. N. A. da célula.
. Ribossomas – Responsável pela síntese das proteínas.
. Lisossoma – Contém enzimas, as hidroláses, que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas.
. Parede esquelética ou Parede Celular – Tem funções de suporte e protecção da célula. Importante nas trocas de água e sais minerais com o meio. Contribui para tornar estável a relação com as moléculas vizinhas.
Seres Procariontes
O que distingue os seres Eucariontes dos seres Procariontes é o tipo de célula que possuem na sua constituição e o número de células pelo qual fazem parte do ser. Enquanto o ser Eucarionte pode ter células eucariontes, animais e vegetais, o ser procarionte tem células procarióticas. Por outro lado o ser eucarionte é pluricelular, pois tem mais do que uma célula na sua constituição e o ser procarionte é composto por uma única célula e por isso se designa ser unicelular (bactérias e cianobactérias).
A nível estrutural, as células procarióticas são mais simples que as eucarióticas. Na maioria, apresentam parede celular, mas diferente da existente na célula animal eucariótica. O citoplasma é rico em ribossomas. Além deste organelo celular também têm, em alguns casos, mesossomas, que são pequenas invaginações plasmáticas, contendo enzimas respiratórias, responsáveis pela troca de substâncias
...