Celulas Eucariontes
Trabalho Escolar: Celulas Eucariontes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: caiolatino • 1/11/2013 • 232 Palavras (1 Páginas) • 491 Visualizações
A célula eucariótica, considerada célula verdadeira, devido à complexidade de um desenvolvido sistema de membrana, apresenta em seu interior uma dinâmica estrutural compartimentada, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
No entanto, um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o material cromossômico.
Acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam.
DESCRIÇÃO DAS ORGANELAS:
Mitocôndrias
Organela citoplasmática responsável pela respiração celular, formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada), possui um conjunto de enzimas que proporcionam reações altamente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória.
Complexo de Golgi
Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados, com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.
Lisossomo
Vesícula contendo enzimas digestivas atuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar).
Peroxissomos
Vesículas membranosas diretamente relacionadas ao metabolismo do peróxido de hidrogênio, substância altamente tóxica para a célula.
Organoplastos
Plastos com funções variadas, armazenando substância de reserva nutritiva, hídrica, ou pigmentos destinados, por exemplo, a fotossíntese (cloroplastos).
...