Citologia
Artigo: Citologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiaa • 26/5/2014 • 2.889 Palavras (12 Páginas) • 2.695 Visualizações
2. PRÁTICA 6
2.1 Objetivos: introduzir o aluno nas atividades de laboratório. Conhecer o funcionamento do microscópio óptico, aprender a manipulá-lo, conhecer as unidades de medida utilizadas em microscopia e relacionar as imagens formadas e os aumentos obtidos com o seu funcionamento.
2.2 Metodologia
A letra recortada é colocada sobre uma lâmina de vidro com o auxilio de uma pinça e um pincel voltado para cima e adicionado uma gota de água e então coberto com a lamínula que deve encostar uma das bordas sobre a lâmina, de maneira que forme um ângulo de 45°. Baixar lamínula vagarosamente até que a mesma cubra a amostra. Remover o excesso de água com um papel absorvente nas bordas. Se necessário bater com o cabo do pincel, para remoção possíveis bolhas de ar. As lâminas e lamínulas devem estar bem limpas para serem usadas, deve evitar toca-las nas superfícies com os dedos devendo ser segurada pelos bordos usando o polegar e o indicador. Para limpá-las utiliza-se lenço de papel. As lamínulas são muito frágeis e quebram-se facilmente.
2.3 Observação
Ao observar a letra por fora (a olho nu) sua posição e tamanho são normais, mas quando observada pela ocular a mesma se encontra invertida e um pouco maior.
A objetiva de aumento 40x proporciona uma visão mais detalhada da letra, mas só é possível ver partes da mesma visto que seu tamanho este bem ampliado agora. Ao mover a lâmina para a esquerda, para a direita, para frente e para traz é possível observar todas as partes da letra.
2.4 Questões de prática 2
1. Compare a posição e o tamanho da imagem da letra quando visualizada pela ocular e quando vista diretamente por fora (a olho nu). Oque você observa?
R: Ao observar a letra a olho nu esta se encontra em seu tamanho original e de frente, ao observar pela ocular a mesma encontra-se invertida e maior podendo ser observada com maiores detalhes.
2. Nas objetivas de diferentes aumentos, o que você notou quanto ao tamanho da imagem e quanto à área do campo de observação (campo visual)? Tornou-se maior ou menor? Justifique. Houve alteração na posição da imagem?
R: conforme muda a objetiva vai aumentando o tamanho da imagem e diminuindo o campo de observação, pois a objetiva de 40x aumenta em 400x o tamanho original da imagem, podendo observar os detalhes da letra que se encontra invertida.
3. Olhando pela ocular mova lentamente a lâmina para esquerda, para a direita, para frente e para trás. Descreva o que você nota.
R: É possível ver partes da letra A que se move em sentido contrário ao da lâmina.
4. Como se distingue a objetiva utilizada para a imersão em óleo das demais objetivas? Por que deve se utilizar óleo de imersão na objetiva de 100x?
R: As objetivas de imersão geralmente são marcadas, para identificação, com anéis coloridos, a de imersão em óleo possui anel preto. O óleo de imersão é utilizado para que o índice de refração seja igual para a lâmina de vidro e o óleo. Isto faz com que os raios luminosos não se dispersem ao atravessarem o conjunto lâmina-óleo, permitindo a entrada de um grande cone de luz na objetiva. E assim permite uma melhor resolução.
5. Esquematize as objetivas, especificando as inscrições das lentes do seu microscópio. Explique o significado destas inscrições.
R: As objetivas trazem inscrições que especificam suas características
Exemplo: 10/0,22
160/0,17
10 = aumento de 10x
0,22 = valor da abertura numérica
160 = distância da rosca da objetiva até a ocular em mm
0,17 = espessura da lamínula para a qual se formará imagem nítida
6. Em um microscópio óptico dotado de ocular 10x e de lente objetiva 15x, um citologista obteve uma imagem de 0,3 mm de diâmetro de uma estrutura circular. Qual o tamanho real, em nm, da estrutura observada?
R: 0,002 nm
2.5 DESENHO ESQUEMÁTICO DA LETRA A OBSERVADA AO MICROSCÓPIO
OLHO NU OBJETIVA 4X
OBJETIVA 10X OBJETIVA 40X
3. PRÁTICA 3- APRESENTAÇÃO DA CÉLULA ANIMAL
3.1 Objetivos: conhecer alguns métodos de observação das células, identificando os efeitos produzidos por corantes em um mesmo material. Observar um tipo de célula de origem animal, as células epiteliais que revestem a cavidade bucal. Difenciando-a da célula vegetal e bacteriana.
Observação das células da mucosa bucal (células epiteliais)
3.2 Metodologia
Com o auxilio de um palito de sorvete raspa-se suavemente a mucosa bucal da face interna da bochecha para obtenção de células da mucosa bucal, que é colocada na lâmina limpa com uma gota de água destilada ou solução salina para a visualização sem corante, para a visualização com corante acrescentar o corante azul de metileno, sem retirar a lamínula apoiando a lâmina e coloque uma gota na linha de contato entre a lamínula e a lâmina.
3.3 Observação
Ao visualizar a células sem o corante ela se apresenta sem muita nitidez e forma, mas ao acrescentar o corante pode se observar o núcleo e o citoplasma e embora não nitidamente é possível visualizar a membrana citoplasmática delimitando o citoplasma. As células encontram-se isoladas, pois no processo de raspagem rompeu-se a ligação que existe entre elas.
3.4 Questões de Prática 03
1. As células epiteliais apresentam forma e contorno definidos? Qual a disposição das mesmas?
R: Apresentam formas e contorno irregulares, as células encontram-se isoladas, pois no processo de raspagem rompeu-se a
...