TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Citologia

Dissertações: Citologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Exame de Papanicolau ou Citologia Oncótica

Sinônimos:

Preventivo, exame citológico, exame colpocitológico, citologia oncótica

O que é?

É uma maneira de examinar células coletadas do colo do útero. O objetivo principal do exame é detectar o câncer de colo de útero em estágio precoce ou anormalidades nas células que podem estar associadas ao desenvolvimento deste tipo de tumor.

Ele também pode encontrar condições não cancerígenas, como infecções viróticas no colo do útero, tais como verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) e herpes, infecções vaginais causadas por fungos, como a candidíase ou por bactérias, como o Trichonomas vaginalis. O exame também pode dar informações sobre os níveis hormonais, principalmente estrogênio e progesterona.

Quem deve fazer este exame?

É recomendado para todas as mulheres sexualmente ativas, independentemente da idade. Deve ser iniciado 1 ano após a primeira relação sexual.

A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais.

Qual o intervalo ideal entre as coletas?

O intervalo entre as coletas de citologia varia entre seis meses e dois anos baseado na presença de fatores de risco, tais como:

• Início precoce da atividade sexual

• História de múltiplos parceiros sexuais

• Nível socioeconômico baixo

• História de ter tido parceiro com infecções genitais

• Passado de câncer de vulva ou de vagina

• Ter parceiro com história de câncer de pênis

• Ser fumante

• Estar imunodeprimida

Como devo me preparar para a realização do exame?

O melhor período do ciclo menstrual para a realização do exame é pelo menos uma semana antes da menstruação, mas pode ser colhido em qualquer fase do ciclo.

Deve ser evitado o uso de cremes ou duchas vaginais por 48 horas anteriores ao exame e não ter relações sexuais pelo menos 3 dias antes do procedimento.

O que ocorre durante a realização do procedimento?

É um exame bastante simples e rápido. A mulher fica na posição ginecológica (deitada , com os joelhos dobrados e as pernas afastadas), o médico introduz um espéculo na vagina, retira material do orifício do colo do útero e da parede vaginal e encaminha para análise em laboratório de citopatologia.

Não há dor durante o exame, algumas mulheres sentem um leve desconforto. É importante manter-se relaxada durante o procedimento para facilitar a introdução do espéculo.

Escovinha e espátula usadas para coleta do exame

Espéculo usado para exposição do colo do útero para coleta do exame

O que esperar após a realização do procedimento?

Primeiramente, é necessário levar o resultado do exame para o seu ginecologista. Se o resultado mostrar células normais, não é necessário nenhum tratamento.

Caso haja alguma infecção, o ginecologista irá orientar um tratamento específico.

Se as células apresentarem alguma alteração, poderão ser necessários outros exames, como por exemplo uma colposcopia. Converse com o seu médico sobre esta necessidade.

Como é coletado material do colo do útero, às vezes, pode ocorrer um leve sangramento no local. A presença de dor ou a manutenção do sangramento deve ser prontamente comunicada ao ginecologista.

--

Exame de Papanicolau (Citologia Oncótica)

O que é o exame de papanicolau?

O exame de Papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina.

Outros nomes para o exame de Papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo.

Para que serve o exame?

O exame de Papanicolau serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não forem descobertas e tratadas.

O Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com