Cloroplasto
Artigos Científicos: Cloroplasto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Matheeus • 3/11/2013 • 912 Palavras (4 Páginas) • 1.156 Visualizações
Introdução ↓
Ao analisar uma célula vegetal, observa-se que essa apresenta característica e estrutura que diferencia da célula animal como: paredes rígidas; plastídios/plastos; vacúolos citoplasmáticos, amido e plasmodesmos (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2009). Além disso, são células eucariontes, ou seja, células providas de envoltório nuclear, cromossomos complexos e organelas (i.e mitocôndrias e cloroplastos), envolvidos por duas membranas que separam dos outros conteúdos celulares (RAVEN et al., 2001).
Dessa forma, com intuito de realizar uma das etapas da ATPS de biologia celular e molecular, este trabalho teve como objetivo citar qual a função, estrutura, composição, relação com ciclos biológicos e curiosidades dos plastídios ou plastos na célula vegetal.
Função – Célula Vegetal / Plastos ↓
Os plastos são componentes característicos das células vegetais que constituem um grupo de organelas específicas dessas células, estando relacionados com o processo de fotossíntese e armazenamento de amido, proteínas e lipídios (RAVEN et al., 2001). Os mesmos autores citam que os plastos ou plastídios, são organelas semi-autônomas que contêm seu próprio DNA e Ribossomo.
Portanto, diante do que foi abordado sobre os Plastos ou Plastídios na célula vegetal, segue as suas principais funções na célula:
• Realização da fotossíntese;
• síntese de aminoácidos e ácidos graxos;
• armazenar amido, proteínas e lipídios;
• presença dos pigmentos clorofila e carotenóides e
• carotenóides (atração de polinizadores e dispersão de diásporos).
Estrutura – Célula Vegetal / Plastos ↓
Os processos de uma célula vegetal se assemelham aos de uma célula animal, mas com algumas características próprias, a principal é por possuir parede celular, que envolve o protoplasto (conteúdo celular).
A estrutura de uma célula vegetal está constituída por:
• Citoplasma: formado pelo hialoplasma, que consiste em um material com moléculas proteicas. Externamente, mais viscosa (ectoplasma). Internamente, mais fluida (citosol).
Citosol: é que faz possível o movimento citoplasmático, esse movimento é conhecido por ciclose e é influenciado pela luz e temperatura.
• Citoesqueleto: é o que dá forma à célula, composto por fibras de proteínas finíssimas no hialoplasma.
Figura 01 – Citoesqueleto da Célula Vegetal.
Estruturas características desta célula:
Parede celular, vacúolo grande em células adultas, plastos e substâncias esgásticas.
1. Parede Celular ↓
Encontra-se somente nas células vegetais, envolvendo-as e é composta por várias substâncias dependendo do organismo. Tem função de proteger a célula através da sua rigidez. É formada essencialmente por microfibrilas de celulose. Existem as paredes primárias e secundárias.
• Parede primária → possui a elasticidade que permite que a célula possa crescer.
• Parede secundária → as células já não podem mais crescer, pois as microfibrilas estão em uma determinada direção, conferindo maior rigidez à célula.
Ao se dividirem, as células formam uma nova parede celular, formando ao londo do eixo de divisão uma camada de microtúbulos (fragmoplastos), que ajudam na deposição das microfibrilhas de celulose.
Através dos poros na parede celular, denominados Pontuações, é possível se comunicar com as células vizinhas, essas pontuações são atravessadas por filamentos, os Plasmodesmos.
A parede celular das plantas normalmente é permeável, exceto quando impregnada com lignina ou suberina, com crescimento secundário nas plantas.
Componentes ↓
• Celulose: (C6 H10 O5)n, formada por microfribilas, reunidas em fibrilas (feixes maiores), sintetizadas por enzimas encontradas na membrana plasmática. Também está associada a outros polissacarídeos como hemiceluloses (xiloglicanos e xilanos) e compostos pécticos (galacturonanos).
• Substâncias de Origem Orgânica:
...