Complexo De Golgi
Monografias: Complexo De Golgi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivi_y • 27/3/2015 • 315 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
COMPLEXO DE GOLGI
INTRODUÇÃO
• Ancestral procarionte anaeróbio;
• Dobras membranosas que invaginaram criando compartimentos intracelulares diferentes;
A célula eucarionte, originada de um ancestral procarionte anaeróbio, uni/pluricelular baseia-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram criando divisões intracelulares com funcionalidades e formatos diferentes. Um desses compartimentos que incrementaram o metabolismo celular foi o Complexo de Golgi.
• 1898: Camillo Golgi descobriu no citoplasma de certas células, áreas que se coravam por sais de prata ou de ósmio;
Em 1898 o cientista italiano, Camillo Golgi, descobriu no citoplasma de células nervosas de coruja e de gato, áreas que se tingiam por sais de ósmio ou prata, embora, como essa técnica era difícil de controlar, os resultados inconstantes causavam dúvidas sobre o descobrimento dessa estrutura celular.
• 1949: Existe em células vegetais?
Até 1949 persistiram as dúvidas, afirmando que ela não existia em células vegetais, já que as observações da célula eram imprecisas quanto à coloração.
• 1952: Dalton, o microscópio eletrônico e a confirmação do Complexo de Golgi (pilhas de sacos membranosos achatados).
Porém, em 1952, Dalton com o microscópio eletrônico notou uma estrutura definida e então fez as primeiras descrições do aparelho ou complexo de Golgi, nome dado em homenagem a seu descobridor e pela sua complexidade, que foi confirmado por outros citologistas. Graças a essas observações, descrevemos que o aparelho de Golgi aparece como pilhas de sacos membranosos achatados, e afirmamos sua presença em células animais como também em vegetais. Essa organela tem a existência tanto nos vegetais superiores como nas algas, mas em fungos nunca foi notada.
REFERÊNCIAS
Marcelo Santos da Silva, Silva Mitiko Nishida, Vida primitiva: como teriam surgido os primeiros organismos vivos? Disponível em: <http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/6_origem/origem_vida/origem.htm> Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
Alunos de FG03 - Engenharia de Pesca 2008 da UFAM, Aparelho de Golgi. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAfTMAG/complexo-golgi> Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
Ana Rute Neves, Ana Luísa Silva, Susana Miriam Faria, Complexo de Golgi. Disponível em: <http://digitaljovem.com.sapo.pt/golgi.pdf> Acesso em 12 de fevereiro de 2015.
...