Conhecimentos Sobre O Corpo II
Dissertações: Conhecimentos Sobre O Corpo II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhuandam • 9/3/2015 • 400 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
I) Quais as células que compõe o tecido nervoso e quais as suas funções?
O tecido nervoso é composto por dois tipos de células, os neurônios e as células da glia, os neurônios são as unidades funcionais do sistema nervoso, especializados em captar e conduzir o impulso nervoso por todo o sistema, já as células da glia são responsáveis pela manutenção do tecido e pelo isolamento dos axônios ou fibras nervosas.
II) Como os neurônios se comunicam, qual a importância da bainha de mielina?
Os neurônios se comunicam através de impulsos nervosos que passam de uma célula para a outra a partir de um estímulo, que podem ocorrer de duas formas diferentes, o estímulo elétrico e o químico, quando os neurônios possuem a bainha de mielina, a capacidade de transmitir impulsos nervosos é mais rápida, chegando até a 120 m/s.
III) Explique o mecanismo de contração muscular. qual o papel do sistema nervoso na contração muscular?
A contração muscular é produzida pelo deslizamento da actina sobre a miosina, que se inicia com a liberação do neurotransmissor acetilcolina, pelo neu¬rônio motor, na placa motora. O sistema nervoso tem um papel muito importante, já que gera um estímulo que percorre o neurônio motor até suas terminações na fibra muscular.
IV) Explique os tipos de fibras musculares estriadas esqueléticas.
São basicamente dois tipos, as de contração lenta e as de contração rápida.
As fibras de contração lenta usam o oxigênio como principal fonte de energia, são também muito mais resistentes à fadiga, já as fibras de contração rápida utilizam a glicose como principal fonte de energia e pode gerar movimentos muito mais rápidos e fortes, o que gera a fadiga mais rápido.
V) Explique as funções das valvas cardíacas durante o ciclo cardíaco e como é transmitido o impulso elétrico pelo coração.
As valvas impedem o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as vál-vulas válvulas aórtica e pulmonar impedem o re¬fluxo das artérias aorta e pulmonar para os ventrículos durante a diástole. A contração das fibras musculares do coração é controlada por uma descarga elétrica que flui através de vias elétricas do sistema de condução, em uma velocidade controlada. A descarga elétrica que inicia a cada batimento cardíaco origina-se no marcapasso natural do coração, chamado de nó sinusal ou sinoatrial, situado na parede do átrio direito. A frequência da descarga elétrica é influenciada pelos impulsos nervosos e pelos níveis de hormônios que circulam na corrente sanguínea.
...