Controle De Microorganismo
Dissertações: Controle De Microorganismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatagabrielli • 4/11/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
1 CONTROLE DE MICRORGANISMO
O bem estar da humanidade depende em grande parte da capacidade do homem em controlar a população dos microrganismos, visando prevenir a transmissão de doenças, evitar a decomposição de alimentos e contaminação da água e do ambiente. Esse controle de microrganismos é possível pela ação de agentes físicos e químicos, que possuem propriedades de matar a célula microbiana, ou de impedir a sua reprodução. Dentre os controle temos três maneiras mais utilizadas, que são a Esterilização - significa a destruição total da população microbiana e este termo deve ser empregado sempre em caráter absoluto, não sendo jamais empregado quando não houver a destruição total dessa população. Desinfetante - deve ser usado para os agentes capazes de matar as formas vegetativas dos microrganismos, não impedindo a sobrevivência de determinados estruturas de resistência, como os endósporos por exemplo. Antisséptico - termo utilizado para indicar um produto capaz de causar morte microbiana.
Quando um determinado produto exerce uma ação específica sobre determinado grupo de microrganismos, ele é chamado de fungicida, bactericida, etc., se sua ação for sobre fungos ou bactérias, respectivamente.
Já os termos Fungistático e Bacteriostático devem ser usados apenas quando eles inibem as atividades vitais daquele determinado microrganismo sem matá-lo.
No controle de microrganismo tem várias formas de mecanismo de ação, como exemplo: os Agentes físicos – temperatura, pressão e vapor, tindalização, calor seco e pasteurização, temperatura baixa e pressão osmótica. Também através de radiações; e filtração, fenol e compostos, formol, álcool, cloro e seus compostos, metais pesados e seus compostos, e em ações mecânicas, como exemplo os sabões e detergentes.
2 TESTE DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMO - ANTIBIOGRAMA
2.1 TESTE DE DISCO DIFUSÃO
O teste de disco-difusão em ágar foi descrito em 1966, por Bauer e Kirby. O teste fornece resultados qualitativos. É um dos métodos de suscetibilidade mais simples, confiável e mais utilizado pelos laboratórios de microbiologia. O seu princípio básico é a difusão do antimicrobiano na superfície do ágar, a partir de um disco impregnado com o mesmo antimicrobiano. As placas são incubadas por 24 horas em ar ambiente ou a 5 a 7% de CO2 a 35- 37 °C, antes dos resultados serem determinados.
Os diâmetros dos halos de inibição de crescimento ao redor de cada disco são mensurados em milímetros e relacionados à sensibilidade da amostra bacteriana e velocidade de difusão do antimicrobiano no ágar.
3 PROCEDIMENTO:
3.1 MATERIAIS;
- bico de bunsen;
- swab;
- colônia gram-negativa- escherichia coli
- placa de petri com ágar;
- estufa bacteriológica 35 - 37ºc.
3.2 MÉTODO
1- Ligado o bico de Bunsen;
2- Mergulhado
...