Controle da respiração para o canto
Artigo: Controle da respiração para o canto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santosbrna • 24/10/2014 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Controle da respiração para o canto
A fonoaudiologia é área da saúde promove o reestabelecimento das funções estomatognáticas, tais como, fala e respiração, procurando sempre estabelecer relações entre as mesmas na busca de um diagnóstico mais claro e um resultado mais eficiente.
É preciso saber algumas“ A respiração é a base de toda técnica de canto. A ela estão diretamente ligadas a afinação, colocação e volume da e resistência do cantor ”. (autor desconhecido). Os autores pesquisados referem que a respiração adequada é caracterizada por uma movimentação lenta, ritmada e coordenada de tórax e abdome durante a inspiração e expiração, o que é importante para a qualidade vocalização. Através de uma respiração adequada e controlada conseguimos obter uma boa projeção vocálica no canto. Mas para tanto, é necessário uma postura correta, caso contrário será inútil os exercícios para o controle da respiração. A inspiração é outro fator determinante, devendo – se inspirar pelas vias nasais, pois o nariz tem a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar; quando se inspira pela boca estas funções são perdidas e o ar só vem ser filtrado novamente pela traqueia. A respiração é a base de toda técnica de canto. A ela estão diretamente ligadas a afinação, colocação e volume da e resistência do cantor.
Para se chegar à primeira etapa do exercício é necessário inspirar pelo nariz e canalizar este ar em direção à região abdominal, enchendo a barriga de ar e esvaziando-a, sem permitir que os ombros e o peito se movam. A expiração tem que ser feita via oral, liberando este ar lentamente até que ele volte ao normal.
...