Corpo Humano
Monografias: Corpo Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neido • 17/9/2014 • 1.154 Palavras (5 Páginas) • 366 Visualizações
Questões
1)Explique o que é fisiologia e homeostasia.
Fisiologia: é o estudo do funcionamento do corpo humano, das células aos tecidos, dos tecidos aos órgãos e destes aos sistemas. A fisiología também estuda como o organismo como um todo realiza tarefas particulares essenciais para a vida.
Homeostase: é o controle das condições estáveis no meio interno e das características básicas dentro de faixas normais. Como os elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.
2) O que são: ribossomos, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, Lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias? Qual a função de cada um?
Ribossomos: São pequenas estruturas citoplasmáticas, ou seja, que são encontradas no citoplasma das células, e são formados por RNA e proteína.
Função: Uma das principais funções do ribossomos, é a síntese protéica, é realizada poe eles através da união de aminoácidos, moléculas basicas utilizadas na composição celular.
Retículo endoplasmático liso e rugoso:é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte devárias substâncias.O retículo endoplasmático rugoso, também pode ser chamado de ergastoplasma, possui inúmeros ribossomos aderidos às suas membranas, o que lhe confere um aspecto enrugado.
Complexo de golgi:é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. formado por dobras de membranas e vesículas, e sua função principal é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias. é responsável também pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozoide, do glicocalix e está ligado à síntese de polissacarídeos.
3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
O líquido extracelular (LEC) é um líquido corporal que se encontra no exterior das células. É justamente neste líquido extracelular que ficam os íons e os nutrientes necessários para que as células mantenham vivas. Enquanto houver o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos, íons e outros, haverá vida célula.
Liquido Intracelular corresponde a 40% do peso corporal, cerca de 28 litros em um adulto de 70 kg.Ele circula entreo sangue, pois atravessa pelos poros das paredes dos capilares sanguíneos garantindo trocas por difusão entre o sangue e os fluidos.
4) O que são: difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?
A difusão simples: representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um transporte sem gasto de energia. Exemplos: água, gases, íons e moléculas pequenas.
Difusão Facilitada: Este tipo de transporte também é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. , assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes: glicose e aminoácidos. o movimento das moléculas através da membrana por meio da proteína transportadora.
Osmose: Este tipo de transporte passivo consiste na difusão de moléculas de água (solvente), predominantemente do meio com mais para o com menos concentração destas moléculas, por uma membrana semipermeável.
5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana.
Repouso: É o potencial de repouso da membrana que se encontra polarizado.
Despolarização: É o estimuloque altera o potencial de membrana. Aumento da permeabilidade da membrana ao ion Na+ através da abertura dos canais de sódio voltagem dependentes e o influxo de sódio para dentro da célula.
Repolarização: Diminuição da permeabilidade da membrana ao íon sódio e aumento da permeabilidade ao íon potássio, isso ocorre, pois os canais de sódio voltagem dependentes começam a fechar e os canais de potássio voltagem dependentes começam a abrir, com o consequente e fluxo de potássio.
Hiperpolarização: não ocorre em todas as células, ocorrendo quando os canais de potássio voltagem dependentes ficam abertos mais tempo que o normal.
6) Explique o que é o Princípio do Tudo ou Nada.
A lei diz que: que o estímulo que será recebido pela célula deva ser forte o suficiente para desencadear um potencial de ação para que este possa propagar-se a todas as regiões da membrana, ou, então, esse potencial não acontece. Após a propagação de um potencial de ação, é necessário o restabelecimento de concentração entre o meio celular interno e externo. Isso ocorre devido à ação de uma bomba de sódio e potássio
...