Cálcio Definição
Seminário: Cálcio Definição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carollourenci • 13/10/2013 • Seminário • 1.412 Palavras (6 Páginas) • 373 Visualizações
Introdução
Definição, causas e tratamentos de doenças relacionadas à falta de vitamina A, e Cálcio , além dos diversos tipos de anemias, que são de extrema importância para uma avalição da alimentação como um todo e de conhecimento de sinais e sintomas que possa indicar uma possível deficiência ou anemia.
03
Cálcio
Definição
O cálcio é o metal mais abundante do corpo humano, especialmente em forma de carbonato de cálcio, é armazenado no Retículo Endoplasmático das células, atuando como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro como, por exemplo, o íon Ca2+ que intervém na contração muscular e também está implicado no controle de algumas enzimas que realizam funções de fosforilação.
Função
O cálcio é essencial para o funcionamento do organismo as suas funções são participar das atividades das membranas celulares, realizando as contrações musculares, impulsos nervosos, controle de acidez no sangue, divisão celular, controle hormonal e coagulação sanguínea, ajuda na produção dos líquidos linfáticos, além de garantir uma boa formação e manutenção de ossos e dentes.
O cálcio também participa de funções enzimáticas de maneira similar à do Magnésio em processos de transferência do fosfato e ainda interfere nos processos de transcrição, ativação de genes.
Segundo alguns estudos, o consumo diário de cerca de 2000 mg de cálcio reduz em 25% o risco de morrer de qualquer doença e 23% o de morrer em decorrência de problemas cardiovasculares.
Deficiência
Quando existe deficiência de cálcio na corrente sanguínea, que pode ser por má alimentação, questões hormonais ou outros motivos, o corpo humano tende a repor a deficiência retirando cálcio dos ossos. A deficiência de cálcio pode levar à osteopenia, doença caracterizada pela diminuição da densidade mineral, principalmente de cálcio e fósforo dos ossos, e precursora da osteoporose. Classifica-se osteopenia quando a massa óssea é de 10% a 25% menor que a considerada normal e osteoporose, que é caracterizada pela diminuição de massa óssea, desenvolvendo ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas, especialmente nos ossos mais porosos.
Sua deficiência também pode causar agitação, unhas quebradiça
s, propensão a cáries, depressão, hipertensão, insônia, irritabilidade, dormência no corpo e palpitações.
Interação com outros nutrientes
Para que possamos absorver o cálcio é necessário Magnésio e Vitamina D, o Sódio também se liga ao cálcio gerando um composto que não é absorvido pelo corpo, Pessoas com deficiência de cálcio devem evitar o consumo excessivo de sódio.
04
Vitamina A
Definição
A Vitamina A é um micronutriente pertencente ao grupo das vitaminas lipossolúveis, podendo ser encontrada no tecido animal sob a forma de retinóides ou como pró-vitamina em tecidos vegetais, sob a forma de carotenoide.
No organismo humano a vitamina A pode ser encontrada de três formas, o ácido retinóico, sendo este o mais abundante metabólico intracelular, além de ser encontrada na forma de retinol e retinal.
A Vitamina A , quando adquirida através de alimentos de origem vegetal, são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos.
Funções
A Vitamina A está relacionada com o desenvolvimento dos ossos, proteção da pele e mucosa, possui função essencial na capacidade funcional dos órgãos do trato reprodutivo, participa do fortalecimento do sistema imunológico, está relacionada com o desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, para a conservação do esmalte dentário, manutenção do bom estado do cabelo e na prevenção da oxidação celular através dos carotenoides pró-vitamínicos A, que atuam como fontes desta vitamina.
Deficiência
A deficiência de A, acarreta xeroftalmia, cegueira. A xeroftalmia é o nome genérico dado aos diversos sinais e sintomas oculares da hipovitaminose A. A forma clínica mais precoce da xeroftalmia é a cegueira noturna onde não se consegue boa adaptação visual em ambientes pouco iluminados; manifestações mais acentuadas da xeroftalmia são:
Mancha de Bitot - normalmente localizada na parte exposta da conjuntiva;
Xerose - nos estágios mais avançados a córnea também está afetada constituindo a xerose córnea, caracterizada pela perda do brilho assumindo aspecto granular;
Ceratomalácia - uma cegueira irreversível, causada por ulceração progressiva da córnea levando à necrose e destruição do globo ocular.
Além disso, a carência de vitamina A pode levar a Infecções frequentes, pois a hipovitaminose reduz a capacidade do organismo de se defender de doenças.
05
Anemias
Definição
A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição de hemoglobinas na corrente sanguínea, e pode ter diversas causas, desde uma alteração genética até a má alimentação.
Sintomas
Os principais sintomas são: tontura, palidez, dor de cabeça, fraqueza, peles e mucosas ressecadas.
Tratamento
O seu tratamento varia conforme a sua causa.
Dentre os vários tipos de anemia, estão:
Anemia Falciforme
Causas
Este tipo de anemia causada por alteração
...