Células Estaminais
Ensaio: Células Estaminais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joanaafcostaa • 31/1/2015 • Ensaio • 598 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
Aproveitamento das células estaminais do cordão umbilical
Porque é que as células estaminais são importantes?
A vida humana é um extraordinário milagre, daqueles que nos continua a maravilhar em cada bebé que nasce. A esse, inexplicável, junta-se outro, explicado pela ciência: o das células estaminais do sangue do cordão umbilical.
Pelas suas características especiais estas células podem ser hoje usadas para o tratamento de 81 doenças, das quais fazem parte a leucemia, anemia, linfomas, aplasias medulares, imunodeficiências e doenças metabólicas. Para além destas e de outras doenças, novas possibilidades são descobertas todos os dias, resultantes dos mais de 3.000 ensaios clínicos com células estaminais de diversas fontes, que estão a decorrer neste momento. Hoje são 81, amanhã serão muito mais.
O que são células estaminais?
As células estaminais são células, capazes de dar origem às células adultas que constituem os tecidos e órgãos do nosso corpo, sendo responsáveis pelo bem-estar do ser humano.
Estas células são capazes de:
Diferenciação
Auto-renovação
Proliferação
Durante o desenvolvimento embrionário, as células estaminais especializam-se, originando os vários tipos de células do corpo, desde as células do músculo cardíaco, células nervosas, glóbulos vermelhos ou células da pele, etc. Mais tarde, no indivíduo adulto, as células estaminais reparam tecidos danificados e substituem as células que vão morrendo.
Devido às suas propriedades, as células estaminais podem ser usadas no tratamento de diversas doenças. Existem mais de 3000 ensaios clínicos em curso cuja finalidade é testar a utilização de células estaminais isoladas de diversas fontes (sangue do cordão umbilical, tecido do cordão, medula óssea ou tecido adiposo, p. ex) em inúmeras doenças, o que demonstra o enorme potencial desta área. No caso do sangue do cordão umbilical, esta fonte de células estaminais já é utilizada desde 1988, sendo considerada uma alternativa à medula óssea nos transplantes hemato-oncológicos.
Vantagens do cordão umbilical
Comparativamente a outras fontes de células estaminais como a medula óssea, o sangue do cordão umbilical apresenta, em caso de transplante, algumas vantagens como:
Aproveitamento de tecido que, de outra forma, seria descartado
Colheita indolor e inofensiva
Menor risco de infeção
Não necessita de total compatibilidade entre dador e paciente
Menor risco de efeitos secundários no transplante
Disponibilidade imediata
Células estaminais do cordão umbilical
O sangue do cordão umbilical é uma fonte muito rica em células estaminais hematopoiéticas, responsáveis por dar origem às células do sistema sanguíneo e imunitário, permitindo tratar
...