DIFERENCIAÇÃO CELULAR
Exames: DIFERENCIAÇÃO CELULAR. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaekleber • 26/9/2013 • 292 Palavras (2 Páginas) • 544 Visualizações
DIFERENCIAÇÃO CELULAR
A diferenciação celular é o processo em que as células de um organismo sofrem transformações em sua forma, função e composição, tornando-se tipos celulares especializados.
A vida inicia-se pela fecundação de um óvulo por um espermatozoide. Essa primeira célula formada inicia o processo de divisão até chegar à fase de oito células, na qual recebem a denominação de células-tronco totipotentes.
Todas essas células, se colocadas no útero, apresentam potencial de desenvolver um ser completo. Quando o embrião possui aproximadamente 100 células (o blastocisto – cinco dias após a fecundação), ocorre a primeira diferenciação: as células que encontram-se na parte externa se diferenciam e tornam-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários, já a massa interna é composta por células-tronco pluripotentes – capazes de formar todos os tecidos, no entanto, não possui mais a capacidade de formar um ser completo.
DIFERENCIAÇÃO CELULAR
Diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.
Estas células diferenciadas podem atuar isoladamente - como os gametas e as células sexuais dos menores organismos, como as bactérias. Ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido ósseo e o muscular. Apesar de diferenciadas, as células mantêm o mesmo código genético da primeira célula (zigoto). A diferença está na ativação e inibição de grupos específicos de genes que determinarão a função de cada célula.
Esta especialização acarreta não só alterações da função, mas também da estrutura das células.
Este "agrupamento" foi realizado ao longo do processo evolutivo. A seguir, os metazoários "agruparam" diversos tecidos para formar órgãos diferenciados como o estômago, os órgãos sexuais, etc. Estes, por sua vez, podem estar agrupados em aparelhos ou sistemas que, em conjunto realizam determinada função vital, como é o caso do aparelho ou sistema digestivo.
...