Dependencia E HIV
Artigos Científicos: Dependencia E HIV. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sevene • 3/6/2014 • 4.726 Palavras (19 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE ENGENHARIA
Curso de Administração Pública
Cadeira: Habilidades de HIV
Tema:
Relações entre dependência e HIV
Chimoio, Junho de 2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
FACULDADE DE ENGENHARIA
Curso de Administração Pública
Cadeira: Habilidade de HIV
Estudante: Candida Lenita P. Nhamirre
Docente: dr Piotr Antoni Gebala
Chimoio, Junho de 2014
Índice
Capitulo I: Introdução 1
1.1. Objectivo Geral 1
1.2.Objectivos Específicos 1
1.3.Metodologias de Investigação 2
Capitulo II: Fundamentação Teórica 3
2.1.Origem da dependência 5
2.2.Dependência e HIV 6
2.3. Dependência 7
2.2.1. Características da dependência 9
2.2.2.Diretrizes da OMS para diagnóstico de Dependência 10
2.2.3.Mecanismos Envolvidos 11
2.2.4.Principais características da Alteração da Personalidade na Dependência Química 12
2.5. O HIV 13
2.5.1. Consequências do HIV/SIDA nas Crianças 15
2.5.2.Principais Factores Impulsionadores do HIV/SIDA 15
2.2.6.Tratamento 16
2.2.7.Mitigação das Consequências 16
3.Conclusão 17
4.Referências Bibliográficas 18
Capitulo I: Introdução
O presente trabalho vai abordar sobre a dependência e HIV, onde a dependência pode ser considerada como atingindo não somente o dependente, mas também a sua família. Os familiares de dependentes, muitas vezes adoecem emocionalmente, sendo essencial que a família se trate, receba orientações a respeito de como lidar com os sentimentos do dependente. O dependente por sua vez sofre a dependência física, caracterizada pela presença de sintomas físicos desagradáveis, que surgem quando interrompe o uso, diminui de forma abrupta ou em abstinência. A dependência psicológica tem como características o intenso estado de mal-estar psíquico, sintomas de ansiedade, depressão, dificuldades de concentração entre outros, a partir do momento em que o individuo para de ingerir a droga na frequência e quantidade habitual. Socialmente sofre pela aceitação da sociedade que o exclui e não vê com bons olhos e também não procura ajudar. A epidemia tem um carácter heterogéneo em termos geográficos, sócio-demográficos e socioeconómicos: mulheres, residentes urbanos, pessoas residindo nas regiões sul e centro são mais afectadas pelo HIV e SIDA. A principal via de transmissão continua a ser heterossexual em cerca de 90% dos casos em adultos, distinguindo os principais factores impulsionadores da epidemia do SIDA, que ameaça minar as conquistas da economia em Moçambique.
Com este trabalho pretende-se subsidiar aos gestores de educação de ferramentas suficientes para poder exercer com plenitude, de como lidar com a doença do HIV/SIDA, faz parte deste projecto realçar que em todos estratos sociais quanto ao processo de mudança organizacional e comportamental, que deve haver o envolvimento, comprometimento de todas as pessoas, pois é o envolvimento que ajuda a fazer com que as pessoas “comprem a ideia”, reduzindo o elitismo e a exclusão.
1.1. Objectivo Geral
• Analisar a dependência e o HIV
1.2.Objectivos Específicos
Descrever as características da dependência
Descrever o HIV
Descrever a relação entre uma situação de dependência e IHV.
1.3.Metodologias de Investigação
Para a efectivação do presente trabalho foram utilizados livros, artigos publicados em revistas, na internet, limitando assim o ambiente de pesquisa a natureza bibliográfica sendo prioritariamente básica e explorativa.
Capitulo II: Fundamentação Teórica
Dependência: estado em que a pessoa é incapaz de existir satisfatoriamente sem a ajuda de outrem; necessidade de apoio para a realização das AVD’s.(Laranjeira e Nicastri, 1996).
A dependência, ou no linguajar científico, síndrome da dependência, é um conceito que está em processo de evolução, ou seja, tem mudado ao longo do tempo em função das novas descobertas científicas e das transformações culturais e éticas por que passa nossa sociedade.
Autonomia: capacidade do indivíduo em manter poder de decisão.
A dependência traduz-se na necessidade de ajuda ou assistência importante para as actividades de vida diária» ou, mais concretamente, como… «um estado em que se encontram as pessoas que por razões ligadas à perda de autonomia física, psíquica ou intelectual, têm necessidade de assistência e/ou ajudas importantes a fim de realizar os actos correntes da vida diária e, de modo particular, os referentes ao cuidado pessoal.» (1998).
Segundo Laranjeira e Nicastri, (1996) a definição de dependência encerra a existência de 3 factores:
Existência de limitação [física, psíquica ou intelectual] que compromete determinadas capacidades; Incapacidade para realizar por si
...