Desenvolvimento Embrionario
Casos: Desenvolvimento Embrionario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xenaguerreira • 10/4/2014 • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 604 Visualizações
CURSO DE ENFERMAGEM
2014
3º semestre
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
PROF. THAYANA
ARLETE JESUS SANTOS
JAILSON BORGES
MARIA AP.SANTOS SALES
MÍRIAM CARVALHO XAVIER
NATÁLIA DA SILVA FONTES
INTRODUÇÃO
Vamos fazer um estudo de Clivagem e desenvolvimento embrionário suas etapas passo a passo desde a sua concepção até o nascimento .
Clivagem e desenvolvimento embrionário:
Clivagem para a Embriologia, é o nome que se dá ao processo específico de divisão celular equacional (mitose) no início do desenvolvimento embrionário, pelo qual o zigoto, também dito célula ovo, originará a multicelulariedade do embrião. O que define como se processará uma clivagem é a quantidade de vitelos existentes e a sua distribuição dentro dos ovos, Pode ser clivagem holoblásticos (ou total igual ou desigual ou meroblástica, ou parcial ): discoidal ou periférico.
.
Após a fecundação. o zigoto começa um processo de divisão para formar os dois primeiros segmentos , que surgem da separação da célula-ovo em duas filhas , que serão chamadas de blastômeros. Essa divisão ocorre pelo processo de mitose, onde todas as células terão o mesmo material genético daquelas quais se originam.
Tipos de clivagem:
Na segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará a origem a dois blastômeros, Essas divisões vão continuar dando origem a mais duas células , e assim por diante. Esse número de células vai até formar um aglomerado celular , que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos , anfioxos e equinodermos , onde a quantidade igualitá-ria de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho.
Na Segmentação Total desigual o vitelo se mistura com o citoplasma somente no polo vegetativo , como a mitose trabalha/ ocorre mais lentamente com a pré-sença do vitelo , os blastômeros que não tem reproduzem mais. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros que não possuem vitelo, e poucos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, com muito vitelo.
Na segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado polo animal, sofre clivagem, no restante não há segmentação. Esse tipo de segmentação acontece, em geral, em óvulos de répteis, aves alguns peixes e nos mamíferos ovíparos.
A Segmentação Parcial Superficial acontece em ovos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. Apenas o núcleo sofre divisões inicialmente, produzindo um cenócito e, ai, há a celularização de cada núcleo. Depois disso, núcleo e citoplasma dividem-se mais algumas vezes, e essas células ficam assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolvera. Diferente das outras segmentações, nessa, formar a uma única célula, com muitos núcleos, sendo este cacho de núcleos, a mórula do zigoto. Maior quantidade de vitelo significa maior resistência à clivagem. Se a clivagem. Se a clivagem for incompleta, o embrião forma-se como um disco de células, na superfície da massa de vitelo. Na clivagem completa, os sulcos de clivagem dividem completamente a massa do ovo. O vitelo está concentrado no polo vegetal no ovo de rã. Os blastômeros no polo animal, são menores, e os polo vegetal são maiores. Este processo normalmente acontece quando o zigoto atravessa a tuba uterina em direção ao útero. Durante este processo o zigoto está dentro da zona pelúcida e sua divisão em blastômeros acontece cerca de 30h após sua formação. Em seguida ao estágio de 9 células, os blastômeros mudam de forma e se compactam, este fenômeno(compactação)é provavelmente mediado por glicoproteinas de adesão. Quando já existem de 12 a 32 blastômeros, ao ser humano em desenvolvimento atinge o estágio de mórula. As células internas da mórula estão em envoltas por uma Camada celular externas. A estrutura morular começa se formar 3 dias após a fertilização e então alcança o útero. Ocorrendo isto surge no interior da mórula a cavidade blastocística , um espaço que será preenchido por um fluido. Este fluido aumenta a cavidade separando os blastômeros em dois tipos:
Trofoblasto: é uma camada celular externa delgada, que ira compor a parte embrionária da placenta.
Embrioblasto: é um grupo de blastômeros, situado no centro da massa celular interna, que originará o embrião. Todo esse processo de desenvolvimento é conhecido como blastogênese, e o concepto neste estágio é chamado de blastocisto. O embrioblasto então se projeta para a cavidade blastocística e o trofoblasto forma a parede do blastocisto que aumenta rapidamente de tamanho assim que a zona pelúcida se degenera. Por volta de 6 dias após a fertilização o blastocisto adere ao epitélio endometrial. Apesar dos progressos na fecundação humana em proveta, certas particularidades do desenvolvimento embrionário ainda não estão bem esclarecidas.
A formação do Embrião
Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação, blastulação , gastrulação , neurulação e organogênese. Blastômeros são as a primeiras células resultantes das sucessivas divisões mitóticas segmentação ou clivagem), do zigoto. São células não especializadas que
...