Dinamica De Populações
Artigos Científicos: Dinamica De Populações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinny182 • 29/3/2014 • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 562 Visualizações
Dinâmica de populações
Tweet
Dinâmica de populações
População, e o conjunto de indivíduos da mesma espécie, que trocam genes entre si, e que vivem em um determinado local ou área prescrita.
Questão como, taxa de natalidade, mortalidade, predadores, migrações, doenças, remoção de indivíduos pelo homem, são taxas muito variáveis a serem estudadas.
Propriedades de uma população que podem ser compreendidas apenas em termos da dinâmica de populações:
Regulação da estrutura da comunidade
Evolução por seleção natural
Relações entre predador/ presa
A dinâmica de populações estuda as variações no tempo e no espaço que influenciam esses indivíduos.
A densidade de uma população e dado por um número de indivíduos divididos pela área em que habitam, e o tamanho da população em relação ao seu espaço ocupado.
Potencial biótico = capacidade máxima de reprodução mais (+) a capacidade máxima de sobrevivência.
O crescimento natural e dado por potencial biótico menos (-) a resistência do meio.
Distribuição da população pode ser dividida em:
Agregada- estrutura social, reprodução vegetativa, dispersão de curto alcance, concentração de recursos
Aleatória- sem tendências de formar grupos, distribuição desigual de recursos e condições.
Regular- interação negativa entre indivíduos (alopátrica, territorialmente, exploração de recursos).
Populações crescem quando os ganhos superam as perdas.
Nascimento + imigrações < mortes + emigrações.
O primeiro modelo de dinâmica de populações surgiu em 1798, esse estudo matemático foi publicado por Thomas Robert Mathus e tinha o objetivo de descrever matematicamente o crescimento da população humana.
Densidade populacional
D= N/ A D= Densidade
N= Número de indivíduos
A= Área
A evolução gradual de uma comunidade tem o nome de sucessão ecológica, sendo dividida em:
Sucessão primaria- se inicia em uma área anteriormente estéril.
Sucessão secundaria - se iniciaria por uma nova comunidade que se constitui em um lugar que foi destruído por algum tipo de catástrofe natural ou induzida,e que pode evoluir com o tempo.
O crescimento populacional pode ser afetado por: falta de recursos, presenças de competidores, predação e aspectos climáticos.
Os principais fatores de uma dispersão são: falta de recursos, adaptabilidade momentânea, necessidade de sobrevivência, acasalamento (reprodução).
Existem estratégias de sobrevivência que são características populacionais diferenciada. A teoria de seleção r- K tem esse nome por causa de duas constantes da equação logística de crescimento: “K” e a capacidade de carga, enquanto “r” representa a taxa de crescimento populacional. Através da seleção natural, estrategista-r, maximiza o crescimento populacional, produzido quando quantidade de numero de descendentes de uma vez ou em curtos intervalos de tempo.
Estrategistas- K são espécies para as quais representa uma estratégia bem sucedida, portanto investem mais recursos para conseguirem poucos descendentes, mas de alta qualidade, em longos intervalos esperando que a maioria sobreviva.
Tipos de crescimento populacional:
Crescimento Exponencial- quando não existem os fatores de resistência do meio (competições por recursos, territorialidade e etc)
Sigmoidal - e o tipo de crescimento mais comum, onde a população alcança um determinado nível e mediante fatores de resistência inicia sua estabilidade e ate mesmo redução.
Natalidade
Capacidade de uma população aumentar constantemente a sua taxa de reprodução:
Natalidade e calculada por: numero de nascimentos/ unidade de tempo.
Mortalidade
número de indivíduos mortos em um determinado tempo.
Mortalidade e calculada por: numero de mortos/unidade de tempo.
Migração
E o movimento dos indivíduos de uma determinada espécie entre áreas colonizadas.
A importância na dispersão de indivíduos e causada pela questão de sobrevivência e reprodução, oportunidade de diversificação de ecossistemas, questões da alta diversidade e variabilidade de material genético devido a essa dispersão.
Um conceito importante no estudo das comunidades e o de ocotóne, ou seja, a zona de interseção entre dois ou mais ecossistemas. Nessa região pode se verificar tanto a densidade como o numero de espécies que são maiores do que
...