Doença de Alzheimer
Projeto de pesquisa: Doença de Alzheimer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: soaresk • 21/10/2014 • Projeto de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 353 Visualizações
INTRODUÇÃO
A doença de Alzheimer atinge inicialmente a parte do cérebro que controla o raciocínio, memória e a linguagem.
A causa da doença não é conhecida e ainda não há medicações para cura, mas já tem algumas drogas que atuam no cérebro tentando bloquear a evolução, podendo manter o quadro clinico estabilizado por um tempo maior.
A DA como é conhecida recebeu este nome depois que o Dr. Alois Alzheimer descreveu em 1906 as mudanças ocorridas no tecido cerebral de uma mulher que faleceu em decorrência do que era conhecido como uma doença mental no idoso.
A doença de Alzheimer (DA) afeta todas as classes sociais e sexo,embora a DA seja mais em pacientes idosos, pessoas jovens também podem ser afetadas.
NOMES POPULARES PARA A DA
*Demência
*Caduquice
*Esclerose
DEFINIÇÃO
A doença de Alzheimer é degenerativa que atinge o cérebro.
È uma atrofia progressiva que tem inicio mais freqüente após os 65 anos produzindo alterações de comportamento, perda de habilidades no pensar, memorizar, raciocinar e afeta a área da linguagem.
CAUSAS
As causas são poucas conhecidas mas sabe-se que tem relação com terminações nervosas.
Alguns estudos mostram fatores importantes para o desenvolvimento da doença.
1. Pré-disposição: Genética não necessariamente hereditária
2. Aspectos Neuroquimicos: Diminuição de substâncias das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurônios, tais como a noradrenalina.
3 Aspectos ambientais: Exposição, intoxicação por alumínio manganês
4 Infecciosos: Infecções cerebrais e da medula espinhal.
SINTOMAS
Um dos principais sintomas é o esquecimento, esquece onde mora, data de aniversário, esquece alguns ocorridos como a morte de um companheiro e pergunta onde ele está...
Normalmente esse tipo de queixa a família acha que é coisa da idade.
Quando o esquecimento fica cada vez mais continuo a família deve procurar um médico.
Pode não ser algo importante, mas também pode ser o inicio da doença de Alzheimer que não tem cura, mas o tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença e produz alguma melhora na memória.
Na fase Inicial: A pessoa afetada mostra-se um pouco confusa, esquecida e parece não encontrar palavras para se comunicar.
Na fase intermediária: Necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode não reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinência urinária e fecal, precisa de auxilio direto para se vestir, comer, tomar banho e tomar as suas medicações.
Pode começar a ser agressivas, desconfianças, irritabilidade ou pode apresentar depressão, regressão e apatia.
Na fase final: existe perda de peso, dependência completa, fia restrita ao leito com perda total de julgamento e concentração.
Pode apresentar infecções bacterianas e problemas renais, e na maioria das vezes a morte não está relacionada à doença, mas sim pela idade.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da doença de Alzheimer é feito através da exclusão de outras doenças que podem evoluir também com quadros de demência.
Exemplos:
- Arteriosclerose
-Tumores cerebrais
- AVE
- Depressão
-
...