Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
Artigo: Doenças sexualmente transmissíveis (DST). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 15/11/2014 • Artigo • 410 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
Introdução
As doenças venéreas, também conhecidas como DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são infecções transmitidas essencialmente pelo contato direto, mantido através de relações sexuais onde o parceiro ou parceira necessariamente porta a doença, e indireto por meio de compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados (roupas íntimas), ou manipulação indevida de objetos contaminados (lâminas e seringas). Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de moléstias.
Uma das principais formas para se evitar tais doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. Os vírus, bactérias e fungos acabam sendo transportados pelo sêmen e por fluidos sexuais. Desta forma, a utilização da camisinha, tanto masculina quanto feminina impede a transmissão dos agentes causadores. Estas doenças devem ser tratada de forma rápida e correta, pois seus desenvolvimentos no corpo humano podem causar sérios problemas de saúde, por exemplo: Infertilidade, doenças neonatais, comprometimento do aparelho reprodutor e até levar a morte.
Para se identificar qualquer DST, você tiver prestar atenção em alguns sintomas como: pequenas feridas, verrugas ou corrimento, no ânus, na vulva, ou no pênis. Ou mesmo, coceira, dor, ou ardor nestes lugares, seja durante ou após a relação sexual, ou quando urinar. Porém, muitas pessoas estão doentes e não sentem nada, ou têm sinais pouco específicos. Visitas periódicas anuais ao médico podem dizer como vai a sua saúde. Mais importante do que saber o nome das doenças e seus sintomas principais é conhecer o próprio corpo, aprender a se observar, a se tocar, a se examinar e perceber as mudanças que acontecem. Notando algo estranho, temos que perder a vergonha, não adiar e procurar o serviço de saúde. Lembre-se de que as maiorias dessas doenças são tratáveis, curáveis e quanto mais cedo diagnosticadas melhor. Isto vale para os homens e mulheres! Existem serviços públicos gratuitos que atendem adolescentes e que tratam DST’s.
Objetivo
Alertar e conscientizar sobre as doenças sexualmente transmissíveis, informando sobre as formas de contágio os meios de prevenção como reconhecê-las qual o perigo, os sintomas que elas apresentam, e principalmente como evita-las, colocando em foco o estudo das doenças mais comuns como AIDS, Gonorreia, Sífilis e HPV.
Orientando quanto ao uso de camisinha como forma de prevenção tendo como objetivo específico diminuir a vulnerabilidade da população em adquirir uma DST, Sensibilizar os níveis de Atenção à saúde para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de DST com isso ampliar o acesso e melhorar a qualidade do diagnostico para tratamento e assistência em doenças venéreas buscando melhorar a qualidade de
...