Doenças sexualmente transmissíveis. Сonhecer para se proteger
Pesquisas Acadêmicas: Doenças sexualmente transmissíveis. Сonhecer para se proteger. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samueloureiro • 26/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.902 Palavras (8 Páginas) • 247 Visualizações
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDEAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITARIO DO MARAJÓ – BREVES
FACULDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
SAMUEL LOUREIRO DO AMARAL
Doenças sexualmente transmissíveis
CONHECER PARA SE PROTEGER
Dra. Cleonilde Queiroz
BREVES – PA
2014
SAMUEL LOUREIRO DO AMARAL
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
CONHECER PARA SE PROTEGER
Trabalho apresentado a Universidade Federal doPará – UFPA como requisito parcial de conceito dadisciplina Metodologia da Pesquisa Científica,orientada pelo Dra. Cleonilde Queiroz.
BREVES – PA
2014
SAMUEL LOURERIRO DO AMARAL
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
CONHECER PARA SE PROTEGER
Avaliado por:
___________________________________
Dra.: Cleonilde Queiroz
Data:___/___/___
BREVES – PA
2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................05
2 – DESENVOLVIMENTO..........................................................................................06
2.1 – Herpes (HSV) TIPO 1 E 2........................................................................06
2.2 - Verruga Genital (HPV).............................................................................07
2.3 - Infecções por HIV/AIDS.......................................................................08
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................10
4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................11
⦁ INTRODUÇÃO
As doenças sexualmente transmitidas, ou DSTs, estão entre os tipos de infecção mais comuns no Brasil e no mundo, com milhares de novos casos relatados todo ano. Todas essas doenças são chamadas DSTs porque elas são transmitidas por contato sexual.
Os índices de algumas DSTs têm crescido drasticamente. A taxa de incidência cresceu de 264 casos para 100 mil habitantes desde 1984, quando era de 6,6 casos para 100 mil habitantes. O herpes genital e as verrugas genitais também são extremamente disseminados. A sífilis e a gonorreia, por outro lado, tiveram uma queda durante quase toda a década de 90.Nos últimos anos, a AIDS e o HIV (o vírus que causa a AIDS) tem recebido muito mais atenção que todas as DSTs (John Edward S. & Sheldon Margen. O guia completo da saúde. 2ª. ed. Califórnia, 2007).
Percebemos que varias campanhas de prevenção são realizadas e as autoridades buscam meios de intervir nesse tema que nos últimos anos adquiriu uma dimensão de problema social. Mais do que um problema moral, este problema é visto como um problema de saúde pública e a escola desponta como um local privilegiado de implementação de políticas públicas que promovam a saúde de crianças e adolescentes (Parâmetros Curriculares nacional. Orientação sexual, 1993).
Buscando mecanismos que abordem esse tema de forma transversal nas escolas de nível Fundamental e Médio, onde foi constatada certa falta de informação e dúvidas dos alunos, e onde encontramos nossos adolescentes no inicio de uma fase de novas descobertas, período das primeiras experiências sexuais.Esse trabalho tem como finalidade informar de forma simples e dinâmica algumas doenças mais comuns, mostrando o que é a doença, os sintomas, tratamentos, como se prevenir. Além de orientar esses alunos, a finalidade é torná-los agentes multiplicadores desse saber no meio em que vivem.
05
⦁ DESENVOLVIMENTO
⦁ HERPES (HSV) TIPO 1 E 2
Herpesé uma doença que não tem cura causada por vírus. Existem dois tipos de HSV: O tipo 1, responsável pelo herpes facial, manifesta-se principalmente na região da mucosa da boca, nariz e olhos, já o tipo 2 acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.
Os sintomas do Herpes labialcausam bolhas febris, um tipo de erupção que geralmente ocorre em varias doenças infecciosa febril (resfriados gripe pneumonias.) as bolhas aparecem ao redor dos lábios e na boca. Os sintomas do Herpes genital Iniciam-se com um prurido local moderado, seguindo da erupção progressiva de vesículas (Fernandes, Roberto, 2004).
Tratamento
Tanto o herpes genital como o labial não pode ser curado. No entanto, os medicamentos antivirais podem aliviar a dor e o desconforto durante uma crise, curando as lesões com maior rapidez. Essas drogas parecem ajudar mais durante os primeiros ataques do que nos seguintes. Os medicamentos usados para tratar o herpes incluem aciclovir, famciclovir e valaciclovir.
Como ocorre a infecção
⦁ O vírus do herpes simples (HSV)é mais comumente transmitido pelo contato direto
...