ENFERMEIRAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO TRABALHO
Tese: ENFERMEIRAS NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS DO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanafaria15 • 13/3/2014 • Tese • 2.328 Palavras (10 Páginas) • 338 Visualizações
O ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS
Luana Batista Faria
RESUMO
O artigo realizado enfatizando o enfermeiro na prevenção de doenças ocupacionais apresenta como objetivo geral demonstrar a contribuição do profissional de enfermagem na prevenção de doenças ocupacionais. Os objetivos específicos apresentam a análise do conceito de doença ocupacional; e, demonstrar as possíveis estratégias que podem ser utilizadas pelos enfermeiros que atuam no ambiente interno das organizações. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo caracteriza-se pela pesquisa exploratória qualitativa, embasada em referências bibliográficas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os artigos, teses e referências, com o objetivo de fundamentar a reflexão realizada sob o foco da atuação do enfermeiro na prevenção de doença ocupacional. Os autores em destaque são citados como sendo Barros (2006), Dias (2005), Fernandes (2007), dentre outros. Foi demonstrado ainda, que a contribuição do enfermeiro para a prevenção das doenças ocupacionais se faz através do desenvolvimento de suas atividades relacionadas a campanhas de orientação e informação, acompanhamento dos exames periódicos que devem ser realizados pelos empregados, a realização de consulta de enfermagem como meio de sensibilizar os empregados da importância e dos riscos das doenças ocupacionais, podendo apresentar consequências graves como o seu afastamento permanente ou temporário do posto de trabalho. Concluiu-se, portanto, que, a contribuição do enfermeiro em se tratando da prevenção das doenças ocupacionais é referenciada como sendo um fator positivo para que os empregados se conscientizem da necessidade do cumprimento das normas de segurança, dos cuidados com a sua saúde e da necessidade de visitas periódicas aos enfermeiros que se encontram no ambiente interno das organizações para que possam ser atendidos visando à melhoria de sua qualidade de trabalho e saúde em seus postos laborais.
Palavras-chave: Enfermeiro. Doença Ocupacional. Prevenção.
Introdução
As empresas são organizações que funcionam com um contingente de empregados que atuam em diferentes setores, exercendo funções diferenciadas para que as estratégias criadas pelos gestores possam ser efetivadas alcançando os objetivos e metas propostas.
Nesse ambiente onde as máquinas e seres humanos se encontram, o ritmo de produção é acelerado, as atividades desenvolvidas apresentam metas que devem ser cumpridas pelos empregados visando a lucratividade e o crescimento da organização no mercado competitivo.
Porém, mesmo sabendo que a economia de um país se faz em grande parte devido as produções das fábricas, outro fator preocupante é apontado no ambiente empresarial, o surgimento das doenças ocupacionais, as quais prejudicam consideravelmente as atividades realizadas pelos profissionais, criando situações extremas que podem retirá-los de seus postos de trabalho de maneira temporária ou permanente.
Para que se evitem as doenças ocupacionais que acarretam prejuízos financeiros para as empresas e para os próprios empregados, a necessidade de sensibilização dos profissionais no que se refere aos cuidados com a saúde no ambiente laboral, torna-se imprescindível.
Sendo assim, surge a seguinte indagação: Como o enfermeiro pode contribuir para a prevenção das doenças ocupacionais?
A necessidade dos cuidados com a saúde do trabalhador é enfatizada pelo fato de que, o desempenho profissional está relacionado com as condições de saúde que apresentam os indivíduos, sendo por isso, essencial a prevenção contra o aparecimento de doenças provenientes dos locais de trabalho.
O objetivo geral do estudo visa demonstrar a contribuição do profissional de enfermagem na prevenção de doenças ocupacionais. Os objetivos específicos apresentam a análise do conceito de doença ocupacional; e, demonstrar as possíveis estratégias que podem ser utilizadas pelos enfermeiros que atuam no ambiente interno das organizações.
Justifica a escolha do tema proposto por buscar ampliar os conhecimentos relacionados à atuação do profissional de enfermagem, priorizando a prevenção de doenças ocupacionais, referente ao desenvolvimento de estratégias que sensibilizem os empregados sobre a necessidade de cuidados para com a sua saúde em seu ambiente laboral.
As empresas vêm investindo em segurança e medidas de proteção à saúde do trabalhador, objetivando a redução de seus encargos financeiros com afastamentos que acarretam prejuízos principalmente em relação a queda da produtividade.
A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo caracteriza-se pela pesquisa exploratória qualitativa, embasada em referências bibliográficas. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os artigos, teses e referências, com o objetivo de fundamentar a reflexão realizada sob o foco da atuação do enfermeiro na prevenção de doença ocupacional. Os autores em destaque são citados como sendo Barros (2006), Dias (2005), Fernandes (2007), dentre outros.
Desenvolvimento
Doenças ocupacionais: conceito
As doenças ocupacionais são reconhecidas como sendo originárias das atividades realizadas nos diversos espaços laborais, acarretando a compreensão de que se trata de um aspecto que preocupam os gestores empresariais por motivos relacionados à segurança do trabalhador durante a execução de suas atividades.
De acordo com Barreto (2006, p. 38), “as doenças ocupacionais são variadas, e por isso, a prevenção se apresenta como sendo uma estratégia positiva, referente aos cuidados necessários para que os empregados possam ter garantidos a sua integridade física, psíquica e emocional”.
O ser humano está exposto a diferentes tipos de doenças no trabalho, a preocupação se faz mediante as consequências que elas podem acarretar na vida profissional e pessoal dos empregados.
No século XXI, uma das doenças ocupacionais que vem se destacando, trata-se do estresse, os empregados mediante a tensão e a pressão decorrente do cumprimento das metas de produção passam a demonstrar problemas que interferem em suas atividades, promovendo riscos para ele e para a empresa como um todo.
O estresse vem causando preocupação entre os profissionais da saúde, devido ao aspecto da enorme quantidade de afastamentos que são constatados, desencadeando a busca de medidas
...