ESQUELETO HUMANO
Tese: ESQUELETO HUMANO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KARLA PEREIRA VIEIRA • 10/11/2014 • Tese • 688 Palavras (3 Páginas) • 372 Visualizações
RELATORIO AULAS PRATICAS DE ANATOMIA
OSTEOLOGIA
ESQUELETO HUMANO
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica (em amarelo).
Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
No osso esfenoide existe uma depressão denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano - a hipófise, no centro geométrico do crânio.
Fontanela ou moleira é o nome dado à região alta e mediana, da cabeça da criança, que facilita a passagem da mesma no canal do parto; após o nascimento, será substituída por osso.
Coluna vertebral
As vértebras são os ossos que compõem a coluna vertebral dos vertebrados. Normalmente existem 33 vértebras no ser humano, incluindo as cinco que se encontram fundidas e formam o sacro, e as quatro coccígeas. As três regiões superiores compreendem as restantes 24 vértebras e são agrupadas em: cervicais (7 vértebras), torácicas (12 vértebras) e lombares (5 vértebras),
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).As costelas se articulam anteriormente com o esterno através das articulações esternopostal , e posteriormente as costelas se articulam com as vértebras torácicas
Região Lombar suporta maior peso corporal
A primeira vértebra Cervical C1 ou Atlas é a única vértebra que não possui processo espinhoso com exceção das vértebras fusionadas.
A partir da vértebra C3 até a vértebra C6 existe Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido, e a partir da vértebra C7 até a L5 o mesmo deixa de ser bifurcado.
Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso externo e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
Esqueleto apendicular
Membros e cinturas articulares
Cada membro superior é
...