ESTUDO DE CASO
Dissertações: ESTUDO DE CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Patrycya • 6/11/2013 • 298 Palavras (2 Páginas) • 1.071 Visualizações
Sônia
Aos 26 anos, solteira, natural de, Jaraguá acadêmica de enfermagem. Paciente relata que sofre de gastrite, refluxo gástrico e hérnia de hiato desde os 16 anos, e que as patologias lhe acometem em períodos estressantes. Durante suas crises sofre de uma dor intensa na região epigástrica, anorexia, hipotensão, e gosto amargo na boca. Atualmente tanto o refluxo quanto a hérnia de hiato não se manifestam mais, somente a gastrite lhe incomoda.
Refere ter feito tratamento com Omeprazol e Ranitidina logo que as patologias se manifestaram, mas interrompeu o tratamento porque os medicamentos lhe causam reações como confusão mental. As crises duram entre quatro e 24 horas, não mais que isso. Durante as crises faz uso apenas de Buscopam e repousa. Atualmente não faz tratamento nenhum. Refere nunca ter feito uma dieta adequada e, segundo a famíliada paciente ela não se alimenta bem, por vezes faz apenas duas refeições por diarelatando não sentir fome. Relata que na infância foi uma criança obesa e começou a perder peso aos 16 anos quando descobriu que sofria de gastrite causada pela infecção pelo agente H. pilori.
. A sua alimentação é rica em carboidratos, proteínas egorduras. Não pratica exercícios físicos, não consome álcool nem é tabagista. Relata não estar satisfeita com sua aparência física e se acha gorda, mesmoestando no peso ideal. De acordo com a paciente, existem casos de câncer de estômago na família, e outros parentes de 1° grau sofrem de gastrite nervosa.
1. Exame FísicoSinais vitais
Pulso: 70 bpm, R: 20 bpm, PA: 110x80 mmhg, T: 36,5.
Diagnostico de enfermagem
• Ansiedade relacionada com o tratamento.
• Nutrição alterada.
• Risco de desequilíbrio do volume hídrico relacionada com a ingesta insuficiente de líquidos e perda excessiva de líquidos subsequente ao vomito.
• Déficit de conhecimento sobre o tratamento nutricional e o processo patológico.
• Dor aguda relacionada com a mucosa gástrica irritada.
...