Ebola - Epidemia
Por: Mariana Rodrigues • 18/4/2016 • Trabalho acadêmico • 421 Palavras (2 Páginas) • 223 Visualizações
Ebola Epidemiam
Diante o quadro atual, o Ebola, uma doença que tem como principal sintoma a febre hemorrágica e que leva a morte na maioria dos casos, vem assombrando 6 (seis) países africanos por sua suposta forma de contaminação ser pelo ar. O que não é verdade, pois ela se dá pelo contato com fluidos infectados (saliva, vômito, sangue, etc.).
Dentro dos hábitos alimentares dos africanos habitantes das zonas contaminadas, lista-se a caça de morcegos e “carnes de caça” para consumo próprio. Logo, eles consomem animais portadores do vírus. Além do consumo da carne contaminada, famílias morrem devido à proximidade com pessoas já doentes e devido também à demora da descoberta da doença, que ocorre por volta de 21 (vinte e um) dias.
Até o dado momento, o Ebola não tem cura, embora haja vários procedimentos com resultados positivos em animais e que poderão ser testados em seres humanos presentes nas zonas infectadas. Atualmente o tratamento se dá pelo isolamento, hidratação e manutenção dos níveis de oxigênio e pressão sanguínea do paciente.
Embora sua forma de contaminação não seja tão fácil como a H1N1, conhecida como gripe aviária, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ofereceu suporte aos países africanos com a mobilização de médicos extras para o amparo dos pacientes. A União Europeia enviou uma ajuda financeira de 2 milhões de euros e os EUA divulgaram um comunicado desaconselhando viagens “não essenciais” aos países africanos atingidos pela epidemia.
No Brasil, equipes de saúde presentes em aeroportos e portos para atender passageiros foram reforçadas, a fim de identificar possíveis sintomas do vírus Ebola. Os passageiros infectados são encaminhados para uma área remota, e assim, são avaliados por profissionais da saúde. Esse procedimento acontece não só em voos vindos de países africanos, e sim de todos os locais, segundo o secretário de Vigilância do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Em vista dos argumentos apresentados, há proteção dos países sem casos de Ebola e falta de tratamento “adequado” a doença, pois ela vem avançando de forma rápida pelo continente africano. A produção do remédio experimental Zmapp se mostrou eficaz em dois americanos infectados pelo vírus, o que é levado em consideração para a cura da doença na África. Há assim, uma expectativa do desenvolvimento de uma cura efetiva do vírus.
...