Efeito Estufa
Artigos Científicos: Efeito Estufa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hayene14 • 17/7/2014 • 480 Palavras (2 Páginas) • 700 Visualizações
Efeito Estufa
Nome: Hayene dos Santos Valério n:º20 série:1ºTB
RESUMO
O efeito estufa é o aprisionamento de parte do calor gerado pelos raios solares na atmosfera terrestre, com o principal objetivo de manter nosso planeta na temperatura ideal para a vida.
Apesar de ser algo vital para todos nós, este processo pode ser desequilibrado e seu resultado exponencialmente agravado quando a presença dos gases que absorvem parte desse calor for muito maior do que o normal.
Por isso, quando se fala em “Aquecimento Global”, “Derretimento das Calotas Polares”,sempre associamos ao Efeito Estufa quando na verdade devíamos prestar atenção nas causas que aumentam o volume dos gases que resultam nesse desiquilíbrio.
Quais as principais causas
A maioria de nossas fontes energéticas (petróleo, carvão, gás natural, madeira) liberam Carbono (C) na atmosfera, contribuindo para a formação do CO2 ou Gás Carbônico. Este é, dentre os gases citados, o maior responsável pela intensificação do aquecimento, cerca de 60%.
Outros gases também tem sua parcela de “culpa” nessa historia, são eles: metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Além disso, as queimadas e as derrubadas de florestas influenciam diretamente nesse desiquilíbrio, de um lado liberando mais gases (pela queima da madeira) e por outro, reduzindo o número de árvores, principais responsáveis pela eliminação do CO2 do nosso planeta.
Gases do Efeito Estufa
Os principais gases que provocam esse fenômeno são:
• dióxido de carbono (CO2);
• óxido nitroso (N2O);
• metano (CH4);
• cloro-fluor-carboneto (CFC);
São oriundos, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, provocando consequências desastrosas, como o derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.
Visando diminuir as emissões dos GEEs, a Organização das Nações Unidas (ONU) convocou vários países para assinar um tratado, em 1997, denominado "Protocolo de Kyoto", na ocasião da Rio-92 ou Eco-92. O acordo determina que os países industrializados diminuam entre 2008 a 2012 suas emissões de gases poluentes a um nível 5,2% menor que a média de 1990. Os Estados Unidos, o país que mais contribui para esses danos ambientais, o maior poluente do planeta, porém, não ratificaram o documento.
O Brasil está em 4º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera. A maior contribuição brasileira fica por conta dos desmatamentos (veja: Desmatamento da Amazônia, Desmatamento da Mata Atlântica), cerca de 80% de nossas emissões.
CONCLUSÃO
Após fazer o trabalho conclui que se analisarmos a emissão de gases na atmosfera,
...