Endometriose
Tese: Endometriose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AriadneDuarte • 7/10/2014 • Tese • 1.081 Palavras (5 Páginas) • 441 Visualizações
Etiologia
A causa exata da doença é desconhecida, porem existem teorias que são: Menstruação retrógrada com transporte das células endometriais; metaplasia do epitélio celômico e disseminação hematogênica ou Linfática das células endometriais. Acredita-se que uma dessas teorias seja a responsável pela doença.
A mais cotada é a Menstruação retrógrada.
(DeCherney, Nathan, 2004)
Acredita-se também em tendências familiares ou genéticas, qualidade de vida ruim, e até mesmo produção excessiva de hormônios.
(Monteiro, 2014)
Patogênese
Fragmentos viáveis do endométrio se disseminam no período menstrual e passam pelas tubas uterinas. E Então quando chegando a cavidade pélvica, os tecidos são implantados nas superfícies peritoneais e crescem a ponto de formar lesões no endométrio.
(DeCherney, Nathan, 2004)
Ela ocorre com mais frequência nos ovários, segundo nos ligamentos uterinos, depois septo vaginal, peritônio pélvico e ate mesmo cicatrizes de laparotomia.
(Cotran, 1987)
Segundo Monteiro o Endométrio que é um tecido que reveste o útero, o qual se descama para formar a menstruação, começa a crescer em outras áreas, como nos ovários, nas trompas, no intestino, na cavidade abdominal etc.
(Monteiro, 2014)
Porem existem outras teorias, como..
Teoria da Metaplasia que seria uma diferenciação anormal do epitélio celômico.
Teoria da Regurgitação e Implante que propõe que o endométrio e regurgitado pelas trompas no ciclo menstrual disseminando-se através das extremidades das fimbrias para implantar-se em vários pontos.
(cotran, 1987)
Anatomia Patológica
Com o crescimento subsequente das lesões petequiais vermelhas que se localizam na superfície do peritônio acumulam-se detritos semelhantes a menstruação dentro da lesão. A superfície do peritônio se torna espessa e retraída. Com a progressão da doença, há um aumento de tamanho e quantidades dessas lesões podendo assim a portadora desenvolver aderências extensas.
Essas lesões sendo localizadas nos ovários, os cistos podem crescer vários centímetros de diâmetro e serem reconhecidos como endometrioma.
A gravidade da doença pode chegar a erodir dentro dos tecidos subjacentes e distorcer os órgãos remanescentes com aderências profundas.
(DeCherney, Nathan, 2004)
Os focos de endometrio estão sob a influencia dos hormônios e por isso sofrem alterações cíclicas com sangramentos periódicos. Então esses focos tem aspecto de nódulo vermelho-azulado ou castanho-amarelados, implantados na superfície serosas ou aparentemente subjacentes as superfícies
...