Enfermeiro
Dissertações: Enfermeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aragao • 3/5/2013 • 255 Palavras (2 Páginas) • 908 Visualizações
O que é?
Estufa é uma estrutura com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor.
Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor.
Funcionamento
Numa estufa elétrica a fonte do calor se da pela transformação da energia elétrica em energia térmica que se acumula dentro de um ambiente fechado.
Utilização
As estufas são utilizadas em laboratórios e também consultórios médicos e odontológicos, farmácias de manipulação, clínicas de estética, hospitais.
Tipos
Estufa de esterilização EL MAX: Estufa elétrica compacta utilizada para esterilização a seco de instrumental cirúrgico, médico, odontológico, esteticista, laboratorial, industrial e outros.
Estufa para cultura bacteriológica
Estufa para Esterilização e Secagem por Convecção Natural
Estufa para secagem com renovação de ar
Estufa para secagem com circulação mecânica de ar
Estufa de cultura com agitação e circulação de ar
Estufa de esterilização e secagem
Estufa bacteriológica
Recomendações
A estufa, na prática, ainda é o método de escolha para esterilização de instrumentais metálicos utilizados em odontologia, consultórios médicos, clínicas de estética. Através deste método não é possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis, assim como não é recomendável esterilizar roupas, papel, nem instrumentos metálicos cortantes.
• A esterilização pelo calor seco requer altas temperaturas e longo tempo de exposição, em virtude da lenta propagação de calor através do material. Portanto este agente esterilizante só deve ser utilizado quando o contato direto do material com vapor sob pressão é indesejável ou inadequado.
Estufa de ar quente: constitui-se no uso de estufas elétricas. É o método mais utilizado dentre os de esterilização por calor seco
...