Gerencia Do Enfermeiro
Monografias: Gerencia Do Enfermeiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alineapdias • 29/7/2013 • 898 Palavras (4 Páginas) • 696 Visualizações
GERENCIA E COMPETENCIAS GERIAS DO ENFERMEIRO
INTRODUÇÃO:
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação oferece as escolas bases fundamentais para nortear a preparação de projetos. Incentiva os profissionais a serem pró-ativos, prontos para “aprender a aprender” suprindo assim, as necessidades do país.
As instituições relacionadas à Enfermagem foram as pioneiras na área da saúde a se mobilizarem para elaborar diretrizes para a educação em Enfermagem em todo o país com o objetivo de moldar profissionais aptos para movimentarem o SUS (Sistema Único de Saúde), pois o mercado de trabalho está em busca de mão de obra qualificada para dar conta da dimensão de melhorias na saúde, á médio e longo prazo. Porem, as redes de desenvolvimento e ensino deveriam gerar um treinamento mais sólido e contínuo nas formações desses novos profissionais, sendo assim, a formação de competência advém de três dimensões distintas: da pessoa, das organizações e dos países. A instauração desses modelos refletiria diretamente na educação e no próprio âmbito do trabalho.
COMPETENCIAS GERAIS DO ENFERMEIRO
Para que a excelência em saúde seja alcançada, a assistência à saúde precisa de profissionais qualificados e materiais adequados às necessidades de sua unidade. Alem disso, as competências do enfermeiro vão muito mais alem, abrangendo não só a assistência, mas também a administração, a gerência, a pesquisa e o ensino, contudo, as áreas que a enfermagem mais se destaca são a gerencia e a assistência. Na gerencia, os objeto do enfermeiro no processo de trabalho são a organização e os recursos humanos da enfermagem.
TOMADA DE DECISÃO
O profissional enfermeiro tem em sua alçada também o poder de tomar decisões, porem, estas têm que ser muito bem estudadas para benefício de todas as partes envolvidas. Antigamente, o profissional partia de um diagnostico pessoal que ele previa por meio de seu conhecimento e assim, tomava decisões, nem sempre levando em conta a esfera política e social.
O Planejamento foi remanejado levando em conta decisões amplas trabalhando com os envolvidos na situação e gerando assim, uma melhor tomada de decisão para todos. Algumas etapas importantes devem ser consideradas, tais como o conhecimento de sua instituição e a missão que ela traz, avaliar as necessidades dos usuários e a realização dos trabalhos pautados, para que seja notado um bom resultado.
LIDERANÇA
Florence Nightingale foi e ainda é apontada com a dama bondosa, mas que por baixo de seus modos existia uma mulher inflexível, lutadora e que sabia como modificar uma situação e motivar quem trabalhasse com ela. E é esse o modelo que o profissional enfermeiro deve seguir. Deve-se mostrar que liderança é sinônimo de trabalho em equipe apesar de que poder e liderança tem total relação. Os conhecimentos gerais que se destacam são: planejamento, estratégias gerais, estrutura organizacional, gerencia de pessoas, entre outros.
EDUCAÇÃO PERMANENTE
A educação permanente consiste em uma pratica contínua de educação, visando melhorias aos profissionais e adequação aos avanços tecnológicos e melhorias socioeconômicas.
No entanto, quando falamos sobre assumir educação e treinamentos de futuros profissionais, constata-se que a base de formação que o profissional de saúde recebe durante a graduação não é suficiente. Os cursos que oferecem bacharelado em Enfermagem, não oferecem disciplinas voltadas ao ensino, dificultando a associação do profissional com o aprendiz. Já os cursos de licenciatura
...