Epidemiologia
Seminário: Epidemiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sorhara • 24/3/2014 • Seminário • 375 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
Epidemiologia
Definição:
Definimos a Epidemiologia como uma ciência da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados a saúde.
Ou seja, o objetivo geral da epidemiologia é o de concorrer para o controle dos problemas de saúde da população, através do conhecimento da situação, dos seus fatores determinantes e das melhores formas de prevenção, de cura e reabilitação.
Mas, a Epidemiologia foi conceituada de diversas formas, por muitos autores.
Definições de alguns autores:
Rouquayrol e Goldbaum - 1999
“Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.”
Frost – 1927
A definia como “ciência das doenças infecciosas enquanto fenômenos de massas ou de grupos (populações)”.
Morris – 1975
“A epidemiologia é o estudo da distribuição e dos determinantes da saúde das populações humanas”.
Compreende-se então, embora não haja um consenso em sua definição, que a epidemiologia é entendida, em seu sentido mais amplo, como o estudo do comportamento coletivo da saúde e da doença.
APLICAÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA
O objetivo geral da epidemiologia é o de concorrer para reduzir os problemas de saúde, na população. As principais aplicações da epidemiologia podem ser colocadas em três grupos:
1° Informar a situação de saúde da população – inclui a determinação das frequências, o estudo da distribuição dos eventos e o consequente diagnóstico dos principais problemas de saúde ocorridos, inclusive com identificação dos segmentos da população afetados, em maior ou menor proporção;
2° Investigar os fatores determinantes da situação de saúde – trata-se do estudo científico das determinantes do aparecimento e manutenção dos danos à saúde, na população;
3° Avaliar o impacto das ações para alterar a situação encontrada – envolve questões relacionadas à determinação da utilidade e segurança das ações isoladas, dos programas de serviço de saúde.
Atualmente, além de dispor de instrumental especifico para análise do perfil de saúde-doença na população a epidemiologia possibilita esclarecer questões levantadas pelas rotinas das ações de saúde, gerando novos conhecimentos. Por fim é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e do nível de saúde das coletividades humanas.
...