TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia Básica

Artigos Científicos: Epidemiologia Básica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

Epidemiologia

Modelo Processual

A noção de prevenção tem como fundamento um modelo processual dos fenômenos patológicos denominado modelo de História Natural da Doença (HND).

História Natural da Doença – o conjunto de processos interativos que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo ou até alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.

Meio externo ou meio ambiente – onde interagem determinantes e agentes. Desenvolvem-se todas as etapas necessárias à determinação da doença. Dentre os elementos colaboradores ao processo neste meio, incluem-se fatores exteriores de natureza física, biológica e sócio-política-cultural.

Meio interno – onde se desenvolve a doença. Seria o Locus, onde se processaria de forma progressiva, uma série de modificações bioquímicas, fisiológicas e histológicas, próprias de uma determinada enfermidade. Neste meio, atuam elementos de caráter intrínseco, fatores hereditários ou congênitos, ausência ou abatimento das defesas específicas, alterações orgânicas havidas como consequência de doenças anteriores, entre outros.

Pré-patogênese – quando manifestações patológicas ainda não se manifestaram. Na pré-patogênese, o conjunto resultante da estruturação sinérgica das condições e influências indiretas, constitui um ambiente gerador de doenças. Fatores que produzem efeitos diretos sobre as funções vitais do ser vivo, perturbando-as e assim produzindo doença nos sujeitos, são denominados agentes patogênicos. Tais agentes levam estímulos do meio ambiente ao meio interno do homem, operando como transmissores de uma pré-patologia gerada e desenvolvida no ambiente. Por sua presença ou ausência, atuam também como iniciadores e mantenedores de uma patologia que passará a existir no ser humano. Tais agentes são de natureza física, química, biológica, nutricional ou genética.

Patogênese – processos patológicos já se encontram ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com