TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Epidemiologia - Criação De Um Centro De Zoonoses

Monografias: Epidemiologia - Criação De Um Centro De Zoonoses. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  6.332 Palavras (26 Páginas)  •  1.528 Visualizações

Página 1 de 26

ATPS EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA

Construção de um projeto físico de para implantação de uma unidade de controle de zoonoses.

ETAPA 1: Zoonoses e os códigos zoosanitários e agências nacionais e internacionais de saúde animal.

Passo 2: As equipes deverão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e internet. Vocês deverão levantar informações sobre as diretrizes para a implantação de Unidades de Controle de Zoonoses para pequenos e grandes animais.

Passo 3 : Cada equipe deverá elaborar um relatório parcial com as informações obtidas, e enviá-los ao professor da disciplina por email, com respectiva identificação. Este relatório deverá obedecer a formatação descrita no item "padronização".

A importância de um centro de controle de zoonose

As Unidades de Controle de Zoonoses e fatores biológicos de risco (UCZs) são estabelecimentos onde se desenvolvem as atividades de vigilância ambiental e o controle de zoonoses e doenças transmitidas por vetores.

O controle da população de animais (domésticos, de estimação e sinantrópicos) é reconhecidamente necessário, seja por questões de Saúde Pública ou de bem-estar animal. Isto só é possível mediante políticas públicas de controle destes animais e das doenças por eles transmitidas. Além disso, existe uma carência de informações sobre a prevalência de determinadas doenças bem como sobre os agentes transmissores das mesmas.

Daí a importância da instalação de um Centro de Controle de Zoonoses, responsável pelo desenvolvimento de programas de controle populacional e de doenças. Para se entender a importância de um Centro de Controle de Zoonoses em uma cidade, é necessário entender o significado do termo “Zoonoses”, este termo significa o grupo de doenças comuns a animais e a seres humanos, que podem ser transmitidas entre eles. O Controle de Zoonoses tem uma importância fundamental para a saúde coletiva, pois tem como função original o combate das enfermidades zoonóticas.

A Zoonoses apesar de prestar serviços imprescindíveis, durante o longo dos anos foi muito questionada pela população, seja por desconhecimento, seja por crendices, como por exemplo, que os cães eram sacrificados às pauladas e que viravam sabão. Essas e outras inverdades são tidas por alguns como verdades absolutas, pois o povo, em sua maioria, desconhece os mecanismos de funcionamento do CCZ, eles não têm acesso à informação, de como o sacrifício dos cães é feito de forma humanitária, com o uso de anestésicos e como todo material suspeito é enviado para exame, pensam que o combate das zoonoses é feito tão somente com a eliminação de animais.

O fato da antipatia de grande parte dos populares com o setor de controle de zoonoses é facilmente inteligível, pois é necessário para salvar vida das pessoas e de outros animais o sacrifício dos seus animais de estimação.

O cão e gato que eram denominados de animais de companhia, hoje ganharam novo “status”, de membro da família, e é compreensível que a retirada destes do lar cause um certo impacto emocional negativo. O Centro de Controle de Zoonoses não existe para ceifar vida de animais, mas para evitar a morte de outros animais e mais além, salvar vidas humanas.

O controle das zoonoses se dá pelo manejo das populações animais assim classificadas:

• Vetores: aedes, flebótomos, culex e simulídeos;

• Reservatórios e hospedeiros: cães, gatos, bovinos, equídeos, suínos, ovinos e caprinos;

• Animais sinantrópicos: roedores, baratas, pulgas, pombos e morcegos;

• Animais peçonhentos: escorpiões, aranhas e abelhas.

Estas unidades são estruturadas para atender às diversificadas populações de municípios onde são implantadas.

Assim, estas diretrizes preconizam quatro tipos de Centros de Controle de Zoonoses ( CCZs ) e um tipo de Canil Municipal

(CM), com programas funcionais diferenciados, com o objetivo de atender às seguintes faixas de população:

Objetivos de um CCZ:

• Controlar os animais domésticos, silvestres e exóticos, visando à prevenção das zoonoses, onde esses animais possam atuar como reservatórios, portadores e/ou transmissores, e vetores;

• Controlar as espécies animais sinantrópicas para a prevenção das zoonoses e para evitar incômodos que esses animais possam causar à população;

• Detectar e atuar nos focos de zoonoses, visando romper o elo de transmissão animal/homem;

• Executar ações de vigilância epidemiológica;

• Controlar os animais peçonhentos, com exceção dos ofídios, quando esses causam danos à população;

• Atuar em trabalho de educação em saúde para zoonoses;

• Integrar as diferentes instituições, visando à atuação conjunta no sentido de proceder à identificação e o controle permanente das zoonoses incidentes e prevalentes;

• Envolver as Universidades em atividades relacionadas à pesquisa e capacitação de recursos humanos.

Constituem objetivos básicos das ações de prevenção e controle de zoonoses:

• Prevenir, reduzir e eliminar a morbidade e a mortalidade, bem como os sofrimentos humanos causados pelas zoonoses urbanas prevalecentes;

• Preservar a saúde da população, mediante o emprego dos conhecimentos especializados e experiências da Saúde Pública Veterinária.

• Constituem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com