TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Erisipela

Artigos Científicos: Erisipela. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 5

Erisipela

Definição: É uma infecção caracterizada por um edema cutânea causada por uma bactéria, tem disseminação rápida, que pode ter inicio na face ou, menos frequentemente, no corpo ou em uma extremidade.

Agente etiológico: Streptococus pyogenes do grupo A (Principal), mas também, nos últimos anos, diversos outros agente bacterianos estão envolvidos com maior frequência à erisipela, como os streptococus pneumoniae, estreptococus dos grupos B,C, e G; O staphylococus aureus e mesmo bactérias gram negativo

ETÍOLOGIA

Pella – Pele Evithvos – vermelho

AGENTE - Streptococcus Pyogenes

B-Hemolítica - microrganismos que causam a morte celular completa (hemólise total).

Gram + : Parede tem uma camada espessa de peptidoglicanos. (mureína, ácido teicóico e polissacarídeos)

Forma: (cocos) - forma esférica. Não tem flagelo

Arranjo – Estreptococos (formar cadeias)

Respiração – Fermentação Láctica – Alguns compostos são oxidados, resultando na liberação de energia e compostos orgânicos.

VIRULÊNCIA

Capsula - Polímeros que aderem externamente à parede celular e formam uma cápsula, polissacarídeos que ajudam as bactérias a aderirem a superfícies. Protege contra a fagocitose. Constituída de ácido hialurônico, quimicamente idêntico ao existente no organismo humano. Atribui-se a este fato a sua não-imunogenicidade.

Proteína M – Antifagocitica, resistente ao calor e ao ácido - Mascara a presença da bactéria no organismo interagindo com outras proteínas. Inibe a ação do Sistema Complemento, inibe a ação do C3b, a Cb3 é degradada pelo fator H e assim, evitando a fagocitose.

Opsonização é o processo que facilita a ação do sistema imunológico por fixar opsoninas ou fragmentos do complemento na superfície bacteriana, permitindo a fagocitose.

Alguns componentes do complemento (como o C3b) possuem receptores em certos leucócitos. Ao se ligar nesses receptores, ocorre uma estimulação na capacidade fagocitária dessas células.

Exotoxinas pirogênicas: São toxinas, agem como superantígenos, interagindo com macrófagos e células T. Responsável também pela febre Escarlate e erupções.

Febre Escarlatina: Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) — que se espalha a partir de um ponto no corpo, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango. Em alguns casos a língua fica com bolhas pequenas

Estreptolisinas – Hemolisinas S e O provocam lise de eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

Hialuronidase – Acido Hialuronico - substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Substância é responsável pelo volume da pele.

Permitem degradar o meio extracelular, composto de ácido hialurónico e mais rápida invasão dos tecidos.

Peptidase de C5a

O componente do complemento C5a medeia inflamação pelo recrutamento e a ativação das células fagociticas. A peptidase de C5a perturba este processo pela degradação de C5s, que atraem neutrófilos.

Desoxiribonucleases - DNAses: destroem o DNA, um componente importante no pus, tornando-o mais líquido. Por esta razão o pus dos estreptococos costuma ser mais líquido. Anticorpos antiDNase B

Causa: Por bactérias que penetram através de um pequeno ferimento (picada de inseto, frieiras, micoses, cortes e outras lesões).

SINTOMAS

Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial ou nas cavidades corporais

Sintomas: Eritema (vermelhidão da pele), edema e bolhas (inchaço por excesso de líquido), dor no local, aumento da temperatura no local, febre alta, a reação inflamatória que ocorre pode se estender na derme e epiderme podendo atingir o tecido subcutâneo ocasionando micro abscessos (acumulo de pus contendo microrganismos mortos) podendo ocasionar a necrose tecidual. OBS: Edema (bolhas) e manchas vermelhas são mais frequentes nos MMII, também podem aparecer na face, tronco e braço.

Febre Escarlatina : Caracteriza-se por eritemas (vermelhidão cutânea) — que se espalha a partir de um ponto no corpo, deixando as palmas das mãos e pés, e a região em redor da boca inalteradas. A língua inicialmente é amarela devido à inflamação, mas depois descama e torna-se vermelho-viva, com aparência de um morango. Em alguns casos a língua fica com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com