Escoliose
Seminário: Escoliose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: misanira • 11/10/2014 • Seminário • 450 Palavras (2 Páginas) • 580 Visualizações
Escoliose
A escoliose é uma deformidade da coluna vertebral que se instala durante o crescimento.O desvio fixo para o lado,a rotaçao entre as vertebras e a torção das vertebras da coluna de carater progeessivo,o crescimento mais intensivo da coluna vertebral acontece durante a puberdade.
Existem três grupos de escoliose:
⦁ escoliose infantil( entre 0 e 3 anos)A escoliose congênita,decorre comum problema na formação dos ossos da coluna vertebral (de nascença)
⦁ A escoliose juvenil( neuromuscular) é causada por problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, (entre 4 a 10 anos)
⦁ A escoliose idiopática(adolescente) não possui causa conhecida. A escoliose idiopática em adolescentes é o tipo mais comum.
A escoliose infatil mais frequentemente no sexo masculino, localiza-se na preferencialmente na coluna toracica e manifesta-se por flexão na convexidade voltada para esquerda.
A escoliose juvenil afeta ambos os sexos com a mesma frequencia, localiza-se na coluna toracica e acompanha-se por cifose. A escoliose juvenil também pode manifestar-se por curvatura lombar ou em forma de "S".
A escoliose adolescente mais frequente nas mocinhas , a deformidade da coluna toracica apresenta convexidade geralmente voltada para o lado direito.
Escoliose não estrutural também conhecida como escoliose funcionale facilmente acessivel á correçao; ela nao pertence a escolioses idopaticasé encontrado com maior frequencia entre os lactantes do sexo masculuno. Caracteriza-se por arco torocarotação em forma de "C" de grande raio e pouca rotação;sua convexidadeestá geralmaente voltada para esquerda.
Na escoliose estrutural a sua fixão que ela é pouca acessivel a correção pelos metodos fisioterapia. A correção torna-se um tanto mais facil quanto o maior o grau da mobilidade,a postura habitualdo pciente piora quando musculatura deixa sustentar a coluna .
A escoliose muito acentuada pode provocar problemas secundários que resultam a compressão dos pulmões,do coraçao,dos rins e do intestinos. As dores de intensidade progressiva são uma mnisfestação tardia.
Sintomas
Dor lombar e nas costas
Fadiga
Ombros ou quadris que parecem assimétricos
Coluna vertebral encurvada anormalmente para o lado (lateralmente)
Pode haver fadiga na coluna vertebral após longa permanência de pé ou sentado. A dor ficará persistente caso haja uma inflamação no tecido mole e desgaste dos ossos da coluna vertebral.
Exames realizados
Exame com escoliomêtro (um dispositivo que mede a curvatura da coluna vertebral)
Raios X da coluna vertebral (frontais e laterais)
Ressonância magnética (caso haja quaisquer alterações neurológicas observadas no exame ou haja algo incomum no raio X)
Tratamento
A aplicação e equipamanetos de órteses é indicado em todos os casosprogressivo
...