Estudo De Caso
Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianalanger • 26/11/2013 • 500 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
ARMA BRANCA
Diz assim o Art. 1º da Lei 05/2006:
(…) l) «Arma Branca» todo o objecto ou instrumento portátil dotado de uma lâmina ou outra superfície cortante ou perfurante de comprimento igual ou superior a 10 cm ou com parte corto-contundente, bem como destinado a lançar lâminas, flechas ou virotões, independentemente das suas dimensões.
CIRURGIA DE LAPAROTOMIA
Laparotomia é uma cirúrgia que envolve uma incisão através da parede abdominal para aceder à cavidade abdominal. A laparotomia pode ser diagnóstica e terapêutica.
A abertura da cavidade abdominal para fins diagnóstico e terapêutico não é recente, vem desde a antiguidade. Porém, se tornou um procedimento rotineiro à partir dos meados do século 20, com o advento das drogas curarizantes e da entubação orotraqueal, que facilitaram de sobremaneira às manobras de abertura e fechamento da parede abdominal.
Quando a natureza da doença é desconhecida a laparotomia auxilia na identificação do problema. Já na laparotomia terapêutica, uma causa foi identificada e o procedimento é necessário para a sua terapia. A laparotomia é considerada a primeira etapa do procedimento cirúrgico no procedimento terapêutico, visto que é realizado outros procedimentos internos.
Dependendo do local da incisão, pode-se ter acesso a todo um órgão ou ao espaço abdominal, e é a primeira etapa em qualquer procedimento cirúrgico diagnóstico ou terapêutico dos órgãos citados abaixo:
A porção inferior do tubo digestivo (o estômago, o duodeno, o jejuno, o íleo e o cólon);
O fígado, o pâncreas e o baço;
A bexiga;
Os órgãos reprodutivos femininos ( útero e ovários);
O retroperitônio (os rins, o aorta, linfonodos abdominais).
Processos da cirurgia:
1. Laparotomia - abertura cirúrgica da cavidade abdominal
2. Exploração da cavidade abdominal para avaliar a extensão da patologia e para identificar outras possíveis patologias não diagnosticadas previamente
3. Realização da cirurgia propriamente dita
4. Inventário ou revisão da cavidade abdominal para que se tenha certeza de que a cirurgia está completa e bem feita e para verificar se não foram esquecidos corpos estranhos na cavidade (compressas, gazes, agulhas, etc)
5. Fechamento da cavidade
CLASSIFICAÇÃO DAS LAPAROTOMIAS
Segue abaixo algumas das classificações mais usadas da cirurgia:
Quanto à finalidade:
• Eletivas: quando têm um objetivo definido e conhecido;
• Exploradoras: quando o objetivo é definir diagnóstico.
Com relação à cicatriz umbilical:
• Supra-umbilical
• Peri-umbilical
• Infra-umbilical
...