Exercícios De Mendel
Ensaios: Exercícios De Mendel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JovannaLima • 2/6/2013 • 325 Palavras (2 Páginas) • 880 Visualizações
Exercícios
1. A) o androceu e o gineceu estão presentes numa mesma flor, o que facilita a ocorrência da autofecundação.
2. b) o ambiente e os genes interagem no desenvolvimento e expressão das características herdadas.
3. A) II, I, V, IV e III
Genoma: o número de cromossomos varia de espécie para espécie, mas neles se localizam todos os genes. Esse conjunto de genes, típico de cada espécie, constitui o genoma.
Crossing over: durante a fase prófase I da meiose, ocorre troca de fragmentos entre cromossomos homólogos. Esse fenômeno foi descrito como permutação ou crossing over.
Fenótipo: o termo fenótipo é empregado para designar as característicaas apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas, comportamentais ou bioquímicas.
Alelo: uma das várias formas de um gene, presumivelmente diferindo por mutação da seqüência do DNA e capaz de segregar como um fator mendeliano unitário.
Gene: unidade funcional da hereditariedade. Pode-se pensar num gene como uma seqüência de DNA que é transcrita num RNA de transcrição.
4. B) Entender que a transmissão de características acontece de uma geração para outra, através de fatores segregantes;
5. B) Segregação independente.
De acordo com a Segunda Lei durante a meiose os pares de alelos se comportam independentemente.
6. C) Existe um gradiente de fenótipos possíveis determinados pela quantidade de alelos dominantes do genótipo.
Herança quantitativa é aquela em que a quantidade de alelos dominantes formam um gradiente de fenótipos possíveis. Desta forma, existe um fenótipo extremo determinado por todos alelos dominantes (como AABBCC) e um outro extremo totalmente recessivo (como aabbcc). Os genótipos intermediários formam um gradiente de possibilidades de fenótipos.
7. B) o genótipo do indivíduo testado era heterozigoto.
8. C) metabólica hereditária, resultando de disfunção gênica na produção de melanina.
9. b) 1/16
10. e) III e IV
Rosa = VB
Branca = BB
Vermelho = VV
Como não há dominância, quando cruzamos VV com BB formam-se apenas rosas, e rosas com vermelhas formam apenas rosas e vermelhas (pois não há dois B - um do "pai" outro da "mãe")
...