TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gregor Mendel

Pesquisas Acadêmicas: Gregor Mendel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 3

GREGOR MENDEL

O pai da Genética

Gregor Mendel - monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco - nasceu em 20 de Julho de 1822, numa pequena aldeia chamada Heinzendorf, na actual Áustria. Foi baptizado com o nome de Johann Mendel, mudando, após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos, o seu nome para Gregor. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.

Biografia

Pertencendo a uma família de camponeses humildes, Mendel nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria, e viria a ser baptizado a 22 de Julho (data esta que muitas vezes se confunde com a data do seu nascimento). Na sua infância revelou-se muito inteligente. Em casa costumava observar e estudar as plantas.

O facto de ser um estudante notável levou a sua família a motivá-lo a seguir estudos superiores, e mais tarde, em 1843, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho (actual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Respeitando o costume, ao tornar-se monge optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853).

De 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória[1], bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos[2] e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde viveu analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.

Mas Mendel não se interessou apenas nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. Ao longo da sua vida foi membro, director e fundador de muitas sociedades locais:

· Director do Banco da Morávia;

· Fundador da Associação Meteorológica austríaca;

· Membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura;

· etc. …

Durante a sua vida, Mendel publicou dois grandes trabalhos agora clássicos: "Ensaios com plantas híbridas" (Versuche über Planzenhybriden), que não abrangia mais de trinta páginas impressas e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".

Foi em 1865 que Mendel formulou e apresentou em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com