Extraçao Do Dna
Trabalho Universitário: Extraçao Do Dna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolanigrin • 16/9/2014 • 791 Palavras (4 Páginas) • 314 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O ácido nucléico que atua como o transportador das informações genéticas em todos os organismos, com exceção de alguns vírus, é o ácido desoxirribonucleico (DNA). Sua estrutura helicoidal-dupla é extremante longo.
A molécula de DNA é um polímero formado por milhares de compostos mais simples chamados nucleotídeos. Cada um deles é composto por um açúcar, um fosfato e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina, citosina), que formam uma escada espiralada. Os pares de base estão ligados entre si – a adenina forma par somente com a timina e a guanina somente forma par com a citosina.
O Morango-silvestre (Fragaria vesca) é da Família Rosácea e é um fruto composto onde são frutos que se originam do desenvolvimento do receptáculo de uma única flor, porém com muitos ovários. (VIDAL).
Segundo a revista época de 2011 em uma matéria sobre um artigo da Nature Genetics, aborda a sequência genética Fragaria vesca onde o morango possui ''240 milhões de pares de DNA (são 3.000 milhões nos seres humanos), o que o torna um dos menores genomas de plantas economicamente importantes".
2. OBJETIVO
Elaborou-se no laboratório uma experiência sobre a extração do DNA, da qual tinha como objetivo observar as transformações ocorridas nas substâncias vistas, além de extrair o DNA do morango.
3. MATERIAS
Morangos
Saco Plástico
Tubos de Ensaio
Água
Béquer
Peneira
Detergente
Álcool
Sal
4. PROCEDIMENTOS
1. Coloque um morango, previamente lavado e sem as sépalas (as folhas verdes) em um saco, e esmague o morango com o punho por, no mínimo, 2 minutos.
2. Em um béquer, preparar a solução de extração de DNA, misturando 150 ml de água, uma colher de sopa de detergente e uma colher de chá de sal de cozinha. Mexer bem, porém cuidadosamente para não fazer espuma.
3. Incubar a temperatura ambiente por 30 minutos. Mexer de vez em quando.
4. Colocar uma peneira sobre um béquer limpo e passar a mistura para retirar os pedaços de morango.
5. Dividir o líquido resultante em dois ou três tubos de ensaio com o auxílio do funil, colocar apenas cerca de 3 dedos no fundo.
6. Despejar delicadamente sobre a solução nos tubos uma quantidade de álcool comum maior que o volume do morango. Não misturar o álcool com a solução. Aguardar cerca de 3 minutos para o DNA começar a precipitar, ocorrendo a separação de pectina (fase superior) e do DNA.
7. O DNA está um pouquinho acima do extrato de morango. O material que sobre logo após a adição do álcool é a pectina.
5. RESULTADOS
Importância
...