Fisioterapia
Seminário: Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mirellylira • 8/10/2014 • Seminário • 414 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
O fisioterapeuta tem um espaço importante, para atua com autonomia, usando sua experiência e criatividade para atuar centrado na educação para a saúde no ‘cuidar’. Isso inclui, as ações de reabilitação historicamente associadas aos níveis secundário e terciário de atenção, baseadas no modelo biomédico e retrativo que estar centrada na doença e em seus efeitos com ênfase em procedimentos tecnicista e individuais. O envelhecimento é um processo complexo e estar associado a uma serie de doenças, com capacidades múltiplas, dependência e perda da autonomia. o prolongamento da vida não é uma atividade isolada necessitando de uma integração entre idoso,família e/ou instituições e profissionais especializados.
Cuidados com os Idosos nos Três Níveis:
Nível Primário: Visa evitar ou remover fatores de risco ou causas antes que se desenvolva o mecanismo patológico que levará à doença.
Nível Secundário: Corresponde à detecção precoce de problemas de saúde em indivíduos presumivelmente doentes, mas assintomáticos para a situação em estudo. Pretende-se, ainda, que haja uma aplicação imediata de medidas apropriadas, com vista ao rápido restabelecimento da saúde ou, pelo menos, um condicionamento favorável da evolução da situação, com cura e/ou redução das consequências mais importantes da doença. Este nível de prevenção pressupõe o conhecimento da história natural da doença, a existência de um período de detecção precoce suficientemente longo (período pré-clínico ou assintomático) e facilmente detectável, e que seja passível de tratamento que interrompa a evolução para estádios mais graves. Assim, espera-se que haja diminuição da prevalência da doença, essencialmente pela diminuição da duração da mesma.
Nível terciário: Este tipo de prevenção tem como objetivos: limitar a progressão da doença, circunscrevendo-a, evitar ou diminuir as consequências ou complicações da doença como as insuficiências, incapacidades, sequelas, sofrimento ou ansiedade, morte precoce, promover a adaptação do doente às consequências inevitáveis (situações incuráveis), e prevenir recorrências da doença, ou seja, controla-la e estabiliza lá.
...