Formulas Farmaceuticas
Trabalho Escolar: Formulas Farmaceuticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonemendes • 17/2/2014 • 588 Palavras (3 Páginas) • 324 Visualizações
– Objetivo:
A partir da Análise organoléptica, dar características as substâncias orgânicas.
II – Introdução Teórica:
Características de uma substância que podem ser percebidas com nossos sentidos são chamadas de análises organolépticas.
Identificar substâncias é uma das atividades realizadas pela química analítica. Muitas vezes nos deparamos com situações que necessitam dessa atividade: uma empresa recebe um carregamento de uma substância e deve verificar se o que recebeu é realmente o que foi pedido; um detetive forense precisa saber se a mancha encontrada em uma roupa é sangue; um ourives quer saber se o metal que comprou é ou não ouro.
Todas as substâncias possuem determinadas características que podem identificá-las. Algumas análises só podem ser aferidas de maneira muito simples ou através de métodos mais sofisticados.
A análise organoléptica tem como umas das suas principais verificações:
Estado físico da matéria:
Na relação com a velocidade do movimento das partículas de uma determinada substância, podemos definir se a substância encontra-se no estado sólido, líquido e gasoso.
Homogeneidade:
É a análise a pureza dos compostos orgânicos. Podendo ser verificada da seguinte forma: nas amostras sólidas, pela análise de uma lupa ou um microscópico e nas amostras liquidas, fazendo-se movimentos para analisar se há formação de fases.
Cor:
Sendo a maioria dos compostos incolores. Alguns compostos que apresentam grupos conjugados são coloridas, a intensidade da cor dependendo da extensão da conjugação. Por exemplo, nitro- e nitroso-compostos aromáticos e -dicetonas são amarelos, quinonas e azo-compostos são de cor amarela, laranja ou vermelha; cetonas e alcenos extensamente conjugados possuem cores que vão do amarelo ao púrpura. Substâncias saturadas ou com baixo grau de insaturação são brancas ou pouco coloridas. A cor marrom é geralmente causada por pequenas impurezas; por exemplo, aminas e fenóis (incolores) tornam-se rapidamente marrom ou púrpura pela formação de produtos de oxidação.
Odor:
O cheiro de muitas substâncias orgânicas é extremamente característico, particularmente os de baixo peso molecular. Com alguma experiência poderemos reconhecer os odores característicos de muitas classes funcionais. Entretanto, a prática não é recomendável e devemos ser extremamente cautelosos ao cheirar substâncias desconhecidas, pois muitos compostos orgânicos são agressivos e venenosos.
Ignição:
Análise feita submetendo-se uma amostra do composto sobre um chama. Verificando se há:
Explosividade;
Aspecto da chama;
Valor determinado do ponto de fusão;
Resíduos deixados após a ignição;
Caráter ácido ou alcalino, deixado pelo vapor ou gás desprendido;
III – Materiais Utilizados:
Tubos de ensaio. Reagentes:
Béquer de 100 ml. Ca(OH)2
Bico de Bunsen. CuO
Lupa. Amostras desconhecida.
Almofariz e pistilo.
Vidro de Petri.
IV – Procedimento Experimental:
Com as amostras fornecidas pelo professor, faremos uma análise organoléptica das mesmas.
Verifica-se o estado físico das amostras 01 e 02.
Verifica-se a homogeneidade das amostras 01 e 02, agitando e observando se houve formação de fases.
Verifica-se
...