Gestao Ambiental Empresarial
Trabalho Escolar: Gestao Ambiental Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabipacker • 22/3/2014 • 1.998 Palavras (8 Páginas) • 399 Visualizações
1 Introdução
Este trabalho tem por finalidade mostrar como deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro das empresas, mostrando as possíveis ferramentas que podem ser utilizadas pelas organizações, buscando tornarem-se empresas ecologicamente corretas. Muito se discute sobre a importância da preservação do planeta terra, ou seja, a preservação da própria vida. Inicialmente, a preocupação era pela extinção dos animais, mais tarde a questão da derrubada das florestas e a poluição do ar. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo lutam por esta nobre causa, tentando mostrar os perigos iminentes de uma postura agressiva ao meio em que vivemos, e os riscos concretos que corremos.
2 Gestão Ambiental
A gestão ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros. Assim, a gestão ambiental é a consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser resposto ou caso isso não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.
2.1 Gestão Ambiental na Empresa
O grande desafio das empresas no século XXI é atender as necessidades da população conciliando o desenvolvimento, com o respeito e a crescente pressão ambiental. É a partir desta ótica que surge a preocupação com a sustentabilidade, com ser sustentável e também com desenvolvimento sustentável. Em todas estas expressões está intrínseca a preocupação com o equilíbrio, ou seja, o respeito aos limites da natureza e o reconhecimento que os recursos naturais são finitos e, se não forem usados de forma equilibrada irão faltar, comprometendo assim o próprio desenvolvimento econômico. A necessidade de buscar alternativas que minimizem os impactos ambientais tem motivado as empresas na busca de soluções sustentáveis. Esta motivação é maior nas de grande impacto ambiental, ou seja, aquelas que causam efeitos negativos mais graves ao meio ambiente e oferecem maiores riscos à saúde e à sobrevivência dos seres vivos.
2.2 Importância da gestão ambiental para as empresas
A adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos. Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.
2.3 Sustentabilidade Empresarial
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo, para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
2.3.1 Importância da sustentabilidade empresarial
Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.
2.3.2 Vantagens das práticas empresariais sustentáveis
- Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral.
- Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
- Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade.
- Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas têm satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis.
- Valorização das ações em bolsas de valores. Cada vez mais, investidores têm procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.
2.3.3 Exemplos de práticas sustentáveis nas empresas:
- Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.
- Uso racional da água e da energia elétrica.
- Reciclagem do lixo sólido.
- Reutilização de sobras de matéria-prima.
- Criação de projetos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente.
- Adoção de projetos que visem o desenvolvimento educacional e cultural da comunidade em que a empresa está inserida.
- Uso de materiais recicláveis para a confecção de embalagens dos produtos.
- Uso de sacolas biodegradáveis (caso de supermercados, por exemplo).
- Uso de filtros que retém os poluentes emitidos em determinadas fases da produção industrial.
- Não descartar esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.
- Não poluir o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.
-
...