Gonorréia determinação
Tese: Gonorréia determinação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: master86 • 14/9/2014 • Tese • 1.155 Palavras (5 Páginas) • 377 Visualizações
Blenorragia
Definição
Blenorragia, também conhecida popularmente como gonorréia é uma DST – doença sexualmente transmissível, é uma infecção causada pela bactéria Neisseria gonorreae, tem esse nome por ter sido o médico alemão Albert Neisser quem a descobriu no ano de 1879.
Agente etiológico
A Neisseria gonorrhoeae é um diplococo
Gram-negativo, não flagelado, não formador de
esporos, encapsulado, anaeróbio facultativo, com
diâmetro entre 0,6 a 1,06µ. Na bacterioscopia
corada pelo método de Gram, apresenta-se
como duas estruturas reniformes justapostas,
espelhadas pela concavidade e aproximadas
pela extremidade, quase sempre agrupadas em
massa no espaço extracelular e/ou no citoplasma
dos polimorfonucleares abundantes54.
O gênero Neisseria apresenta cerca de 10
espécies saprófitas ou patogênicas ao homem,
sendo a Neisseria gonorrhoeae, N. meningitidis,
N. pharyngis e a N. catarrhalis as mais importantes.
A diferenciação das espécies pode ser feita através
da oxidação dos açúcares. A N. gonorroheae
oxida a glicose mas não a maltose, sucrose ou
lactose17.
O gonococo não tolera redução da umidade
e as amostras devem ser inoculadas imediatamente
em meio apropriado. Obtém-se crescimento
melhor em temperaturas de 35 a 37o
C, e muitas
amostras requerem uma certa quantidade de
dióxido de carbono ou de bicarbonato. Colônias
típicas surgem em 24 a 48 horas, porém sua
viabilidade no meio perde-se rapidamente por
autólise34 40
Sinais e Sintomas
A principal característica desta doença é o pus amarelado que sai pela uretra. É mais comum entre as pessoas de 15 a 30 anos. A bactéria fica na região genital, em algumas pessoas devido as práticas sexuais a bactéria também pode se alojar na garganta e no reto. Em alguns casos a bactéria se aloja na pele e articulações e outros mais raros a bactéria é alojada na corrente sanguínea, onde a doença se torna mais grave. Isso ocorre quando não há tratamento, e a bactéria se espalha muito rapidamente. Alguns bebês também podem ser infectados no momento do parto e apresentam secreção nas pálpebras.
Os sintomas podem ser diferentes no homem e na mulher. No homem os sintomas aparecem de 2 a 7 dias e começa com apenas uma dor discreta na uretra, e instantes ou horas depois, devido a dor forte começa a sair a secreção dopênis. O pênis fica avermelhado e inchado. Já nas mulheres a infecção se manifesta de 7 a 21 dias, e em muitos casos não apresenta sintomas, só é descoberto com o diagnóstico do parceiro ou então a partir do exame feito na mulher. Quando o sintoma existe é muito comum serem leves e raramente graves com dor ao urinar, corrimentos e até febres. Para o diagnóstico dessa doença não é necessário exames laboratoriais.
Vias de transmissão
Como é uma DST (doença sexualmente transmissível), a prática sexual desprevenida - inclusive anal e oral - é uma forma de transmissão. Assim, ânus e faringe podem, também, se comprometer. A probabilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.
Bebês correm o risco de serem infectados por suas mães, no momento do parto, apresentando danos oculares.
Seu contágio é feito através de relação sexual e em contato com boca, pênis, vagina ou ânus. Não é preciso o homem ejacular para que haja a contaminação da gonorréia.
Mulheres grávidas se estiverem com gonorréia poderão passar a doença para seus filhos na hora do parto. Pessoas que estiveram com gonorréia e se curaram, mas ainda estão com parceiros infectados terão a doença de novo.
Quem poderá contrair a gonorréia:
Pessoas que fazem sexo regularmente com outras pessoas infectadas, se não usarem camisinhas, estas com certeza contrairão a doença.
Cadeia de transmissão
RESERVATÓRIO
O homem.
MODO DE TRANSMISSÃO DA GONORREIA
Contato sexual.
PERÍODO DE INCUBAÇÃO
Geralmente, entre 2 e 5 dias.
PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE
Pode durar de meses a anos, se o paciente não for tratado. O tratamento eficaz rapidamente interrompe a transmissão.
Tratamento
O tratamento para blenorragia, também chamada de gonorréia, é simples bastando uma única injeção ou um esquema de antibiótico orais durante 7 dias. Quando a bactéria já se espalhou pelo corpo através da corrente sanguínea é necessário internamento para um tratamento mais intenso por via intravenosa.
O tratamento é feito a base de antibacterianos como a ceftriaxona ou doxiciclina, e no final
...