INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
Projeto de pesquisa: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelescolarte • 12/9/2014 • Projeto de pesquisa • 272 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ANATOMIA
No conceito mais amplo, a Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Especificamente, a anatomia (Ana = em partes; Tomein = cortar) macroscópica é estudada pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas.
• Conceito de variação anatômica e normal
Uma vez que a Anatomia Humana utiliza como material de estudo o corpo do homem, torna-se necessário fazer alguns comentários sobre este material. A simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõe o grupo. Estas diferenças morfológicas são denominadas de variações anatômicas e podem apresentar-se externamente (variação anatômica externa) ou em qualquer dos sistemas do organismo (variação anatômica interna), sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
As descrições anatômicas contidas no Atlas ou nos livros textos obedecem a um padrão que não inclui a possibilidade das variações. Este padrão corresponde ao que na maioria dos casos, ao que é mais freqüente; para o anatomista o padrão é normal, numa conceituação, portanto, puramente estatística.
• Anomalia e monstruosidade
Variações morfológicas que determinam perturbação funcional, como por exemplo, o indivíduo que possui um dedo a menos na mão direita, diz-se que se trata de anomalia e não de uma variação. Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade (por exemplo, a agenesia - a não formação do encéfalo)
• Fatores gerais de variação
Além das variações anatômicas ditas individuais, devem-se acrescentar aquelas decorrentes da idade, do sexo, da raça, do tipo constitucional e da evolução.
...